A Fazenda Experimental da EPAMIG em Três Pontas, recebe nesta terça-feira (16), um dia antes da abertura da 20ª edição da Expocafé 2017, o 8º Simpósio de Mecanização da Lavoura Cafeeira. O evento, promovido pela Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas (EPAMIG) e pela Universidade Federal de Lavras (UFLA) terá como tema desta edição “Manejo Mecanizado e Qualidade do Café”.

O coordenador do Simpósio e professor da UFLA, Fábio Moreira, aponta os destaques da programação, que contará com palestras, debates e painéis com a participação de pesquisadores, professores, consultores, produtores e importadores. “Vamos enfatizar a cafeicultura de precisão, que consiste em um gerenciamento mais exato das necessidades da lavoura, sejam elas nutricionais ou relativas ao controle de pragas e doenças, talhão por talhão”, explica. Outra novidade é a palestra sobre colheita mecanizada do café Conilon. “Um grande gargalho na produção do Conilon é a colheita. Até pouco tempo atrás, acreditava-se que a mecanização das lavouras era inviável, hoje temos trabalhos no Espírito Santo que comprovam o contrário”, afirma Fábio Moreira.

O coordenador técnico da Expocafé e pesquisador da EPAMIG, César Botelho, avalia que   a programação trará uma abordagem mais prática e alinhada às necessidades da cadeia produtiva. “Para atender demandas dos cafeicultores, levantadas pela Emater e instituições ligadas ao setor, esta edição do Simpósio vai trazer palestrantes de mercado e experiência, na prática, de como fazer pequenas torrefações”, informa.

A Expocafé 2017 acontece de 16 a 19 de maio no Campo Experimental da EPAMIG em Três Pontas (Rodovia Três Pontas/ Santana da Vargem). No dia 16, a entrada é restrita aos participantes do Simpósio. Entre os dias 17 e 19 de maio, a visitação é gratuita e aberta ao público de 8h às 18h.

PROGRAMAÇÃO:

Dia 16 de maio

– 8:00 – Inscrições
– 8:30 – Abertura
– 9:00 – Desafios e Oportunidades na Cafeicultura (Pesquisadora Sara Maria Chalfoun/EPAMIG)
– 9:50 – Manejo na Cafeicultura Atual – Região da Alta Mogiana (Eng. Agro. Éder Carvalho Sandy – consultor)
– 10:30 – Painel: Agregando valor ao café Pequenas torrefações – máquinas e procedimentos (Prof. Leandro Carlos Paiva – IF Sul de Minas – Campus Machado) / Pequenas torrefações – mercado (Sergio Meirelles Filho – Torrefação Bia LTDA ) / A mecanização agregando valor ao produto – visão do importador (Adm. Joel Shuler – Casa Café Brasil).
– 11:15 – Debate
– 12:00 – Almoço
– 13:30 – Cafeicultura de Precisão (Prof. Gabriel Araújo e Silva Ferraz/UFLA)
– 14:20 – Manejo em cafeicultura de precisão (Eng. Agro. Guy Carvalho – Consultor)
– 15:10 – Colheita Mecanizada do Conilon (Prof. Fabio Moreira da Silva/UFLA)
– 16:00 – Café com prosa
– 16:15 – Painel: Cenário do Manejo da Broca (Eng. Agro. Mário Ferraz / Diretor Cooxupe)/(Pesquisador Júlio Cesar de Souza/EPAMIG)/(Eng. Agro. Luiz Fernando Ribeiro de Lima/Produtor Fazenda Movimento)
– 17:00 – Debate

– 18:00 –  Encerramento
Local: Tenda de eventos da EXPOCAFÉ 2017
Campo Experimental da EPAMIG
Três Pontas/MG
Horário: 8h às 18h

COMPARTILHAR

Comentários