Avaliação feita pelas psicólogas é rápida, fácil e de graça. Basta agendar horário na instituição que está oferecendo o atendimento as cidades da região

Denis Pereira – A Voz da Notícia 

Há duas semanas a Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae), realiza o projeto PreAut Sul de Minas. Ele é uma avaliação feita com base no conhecimento teórico clínico construído pela psicanálise sobre as diferentes operações psíquicas que se estabelecem na primeira infância. A primeira etapa é feita com 3 meses e um dia, até o quarto mês de vida. A segunda com 8 meses e um dia, até o nono mês, observando que no caso dos bebês prematuros essa idade equivale a idade corrigida.

A avaliação consiste em um questionário que aplicado na consulta com a mãe e o bebê, observando a relação entre ambos e levando em consideração três áreas importantes: o olhar, o sorriso e a troca com a mãe, ou alguém que cuide da criança, pois é necessário informações. A criança precisa estar acordada. Cada questão possui um número de pontos, que ao final será somado para verificar a média final. Caso a nota seja inferior ao valor esperado, o bebê passará a ser acompanhado pela equipe do projeto.

O objetivo da avaliação é de verificar possíveis sinais de sofrimento precoce no bebê. A intenção é fazer intervenção, se for necessária, evitando que problemas maiores possam afetar o desenvolvimento da criança. Alguns pesquisadores franceses ao observarem filmagens de bebês que mais tarde foram diagnosticadas com algum tipo de disfluência no desenvolvimento (principalmente o autismo) começaram a encontrar semelhanças nestes bebês, construindo, assim, um protocolo relacionado ao desenvolvimento do bebê nos seus primeiros anos de vida.

O trabalho está sendo feito por três psicólogas – Isabela Andrade, Lais Helena Boson e Isabela Samia, uma vez por semana, toda quinta-feira as 7:30 as 17:00 horas e não custa nada, é de graça e não apenas para quem já é atendido pela Apae. Além de Três Pontas, a Apae atende crianças de Santana da Vargem, Boa Esperança, Coqueiral, Nepomuceno, Campos Gerais e Ilicínea. É preciso agendar o horário, já que o atendimento será feito apenas durante 8 meses. O projeto é novo no Brasil e é mais um avanço pioneiro nos serviços prestados pela instituição, já que a cidade mais próxima que faz é Belo Horizonte.

No primeiro dia de atendimento 13 crianças já foram assistidas e a equipe vai começar a divulgar o novo atendimento em escolas, creches e hospitais. Serão distribuídos folder’s explicando que é fácil. Para agendar basta fazer o agendamento pelo telefone 3265-1127, ou ir diretamente na Apae na Rua Barão da Boa Esperança 420.

Para mais informações basta acessar os links a seguir – o blog do PreAut e a página no facebook

COMPARTILHAR

Comentários