É lei aprovada pela Câmara de Vereadores de Três Pontas, na sessão ordinária desta segunda-feira (24), que as lojas de conveniência que funcionam em postos de gasolina ou os vários estabelecimentos espalhadas pela cidade, devem fechar as suas portas a meia noite. A maioria tem horário para fechamento, já algumas enquanto tem clientes chegando estão atendendo, principalmente em postos de gasolina. Neste caso, tem algumas que funcionam 24 horas.

A mudança no Código de Posturas foi apresentada pelo vereador Francisco Fabiano Diniz (SD) e aprovada com o voto contrário apenas do vereador Antônio do Lázaro. O vereador José Henrique Portugal não participou. O professor Popó disse que foi procurado por algumas pessoas que pediram que ele apresentasse a mudança, já que no Código de Posturas não existe conveniência, algumas estão incluídas como mini mercados e neste caso, funcionando irregularmente, já que não fecham no horário.

No projeto de lei 013 de 10 de novembro fica claro que as conveniências poderão funcionar em horários especiais, de 6:00 da manhã as 24 horas, ou seja até a meia noite, todos os dias da semana, inclusive feriados. Uma justificativa é que é preciso regulamentar o horário, evitando problemas com os demais estabelecimentos comerciais.

Loja de conveniência é a ‘salvação’

A loja de conveniência representa um dos símbolos do mundo contemporâneo. Quem nunca esqueceu de comprar um produto durante o dia e precisou correr numa destas lojas. Com a correria do dia a dia nas grandes cidades e seus problemas crescentes de mobilidade urbana, as compras dos chamados produtos de conveniência são realizadas em horários noturnos e em locais estabelecidos no trajeto trabalho-casa. Cada vez mais consumidores se dispõem a pagar mais caro para adquirir estes produtos de forma rápida e cômoda.

Segundo pesquisa do Instituto Sinergia, a média de visitas às lojas de conveniência é de até seis vezes por semana, com maior frequência nas sextas e sábados à noite. O tempo de permanência dentro da loja é de nove minutos e o gasto médio de R$ 10. Cigarros e refrigerantes são os itens mais vendidos. Postos de combustíveis são os locais preferidos para a instalação das lojas. Em Três Pontas a maioria dos postos tem conveniência e outras estão instaladas nos mais diversos pontos da cidade, principalmente no centro, onde o movimento nos fins de semana é grande.

Os principais produtos vendidos em lojas de conveniência são bebidas, salgados, doces, pratos congelados, sorvetes, cigarros e materiais de higiene e limpeza. Muitas lojas possuem uma infinidade de itens para venda.

Há 20 anos, este tipo de comércio funcionava como um substituto para supermercados que não abriam no período noturno, vendendo miudezas e produtos básicos. Com o tempo, isto mudou e tem até aqueles que são correspondente bancário.

COMPARTILHAR

Comentários