AGORA acompanhe clicando no link abaixo,  E CLIQUE EM MINAS GERAIS a apuração das Eleições – 

Independentemente do resultado nas urnas neste domingo, as eleições de 2014 já entrarão para a história política brasileira como as maiores de todos os tempos. Neste ano, o universo de eleitores chegará a 142 milhões, número 5% superior ao das eleições de 2010. Apesar disso, a expectativa é de que, por volta das 20h30, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) já tenha o resultado extra-oficial dos eleitos ou dos locais onde haverá segundo turno, conforme foi apurado.

Em Estados como Paraná, Espírito Santo, Mato Grosso do Sul, Rio Grande do Sul e Minas Gerais, acredita-se que até duas horas depois da votação já se tenha uma totalização dos votos.

Tempo Real

DEPOIS CLIQUE NO MAPA – MINAS GERAIS

Mesários

O custo das eleições deste ano pode ultrapassar R$ 500 milhões. Em 2010, elas custaram R$ 490 milhões. Agora em 2014 houve um crescimento de pessoas que trabalharão nas eleições. Segundo o TSE, serão 2,4 milhões de mesários distribuídos em todo o Brasil, além de outras cidades em 89 países. Destes, 1,3 milhão são voluntários. Em 2010, eram 2,1 milhões de mesários, dos quais 404 mil voluntários. Ou seja, nas eleições de 2014, houve um crescimento de 15% no quantitativo de mesários e o volume de pessoas que trabalharão espontaneamente triplicou. Além disso, em 2014, 3.033 juízes eleitorais trabalharão no domingo e as eleições envolverão diretamente 22 mil funcionários da Justiça Eleitoral.

Biometria

Esta será a primeira eleição geral com a tecnologia da biometria o que, segundo o TSE. A votação com identificação biométrica acontecerá em 764 cidades, incluindo 15 capitais. Dos 142 milhões de eleitores, 23 milhões estão cadastrado e 21,6 milhões votarão com o auxílio da tecnologia. Nos caso dos demais, a identificação biométrica será facultativa. Em média, o TSE espera que cada eleitor gaste 1 min e 14 segundos para terminar sua votação. Em 2010, o tempo médio de votação em todo oBrasil foi de 1 min e 8 segundos. São Paulo foi o Estado em que os eleitores votaram mais rápido: 1min5s. No Maranhão, os eleitores demoraram mais tempo em 2010: 1min31s em média.

Até o início da semana, o TSE já havia determinado o envio de tropas federais para 216 localidades de 11 estados. O envio de tropas federais visa resguardar a segurança do pleito em regiões com histórico de corrupção eleitoral ou de atos de desordem pública ocasionados pela eleição.

Como vem ocorrendo nos últimos anos, a eleição deste ano será acompanhada por 43 representantes de 20 países. Entre os quais, estão representantes de Angola, Argentina, Armênia, Burkina Faso, Camarões, Canadá, Chile, Colômbia, Equador, Guiana, Guiné-Bissau, México, Panamá, Paraguai, Peru, Quênia, República Dominicana, Romênia, Rússia e Venezuela.

 

Tempo Real

COMPARTILHAR

Comentários