A Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae), está informando que definitivamente, a Área Azul, será ampliada já a partir desta quarta-feira (22). Restrita a 64 vagas na Praça Cônego Victor, a ampliação para 373 vagas, foi anunciada para o dia 1º de novembro, mas, dias depois, comunicou que devido à adaptação do sistema informatizado de cobrança – Parada Fácil, que será utilizado nos pontos de venda do estacionamento rotativo.

Resolvido a demanda, depois de amanhã, a primeira fase de expansão será colocada em prática, para mais sete vias. O valor da cobrança será alterado. Uma hora de estacionamento vai custar R$1,00 – e duas horas R$ 2,00, tempo limite para que o veículo permaneça na mesma vaga. O horário de funcionamento continua sendo de segunda à sexta-feira de 9:00 às 18:00 horas e aos sábados, a Área Azul vai acompanhar o horário de funcionamento do comércio, que em dias normais fecha as portas às 13:00 horas, mas em datas especiais ou de aumento nas vendas geralmente é estendido até às 17:00 horas.

Entenda as mudanças na Área Azul

Ao invés dos três monitores que trabalhavam na Praça da Matriz, a Apae passa a contar neste primeiro momento com sete fiscais, que não farão mais a cobrança e sim a fiscalização das vagas de estacionamento. Os motoristas precisam: se dirigir a um ponto de venda mais próximo para fazer a recarga. Para isto, é necessário informar apenas a placa do veículo. Nos pontos de vendas só serão feitos a compra em dinheiro.

Serão ao todo 9 estabelecimentos credenciados para fazer a recarga no estacionamento rotativo. Algumas das placas do estacionamento terão indicados o ponto de venda mais próximo dali, para que o usuário não encontre dificuldades.

Depois que a recarga é feita, não é necessário que se coloque o comprovante de pagamento  no painel do carro, como era feito anteriormente, já que ao fazer a compra, o sistema informa que o veículo está autorizado a ocupar aquela determinada vaga.  O comprovante é emitido sempre que for preciso, nos pontos de vendas, basta fazer a solicitação. Fique atento, pois, diminuiram os locais de venda (veja lista abaixo).

O usuário contará também com a opção pelo aplicativo, de receber o comprovante. No aplicativo, que pode ser baixado no celular, é possível fazer a recarga de qualquer lugar pelo cartão de crédito. É possível também colocar crédito no app e utilizar a qualquer momento. Quando o usuário adquirir a permissão de apenas uma hora e precisar estender seu tempo de permanência, adquirindo mais uma hora, o que pode ser feito de qualquer lugar, a vaga pode continuar a ser ocupada até o tempo limite de duas horas.

Neste app é possível verificar se o tempo de permanência na vaga está acabando, pois o mesmo emite um alerta sonoro quando restar 15 minutos para que o motorista retire seu carro.

Nesta primeira fase, o estacionamento rotativo será ampliado para as Ruas Sete de Setembro, Domingos Monteiro de Rezende, Frei Caneca, Barão do Rio Branco, José Luis de Mesquita, Ítalo Tomagnini, Marechal Deodoro e São Pedro. Os condutores que usarem a Zona Azul por até 10 minutos não precisarão pagar.

Os fiscais irão percorrer as ruas e verificar se o veículo está regularmente credenciado para aquela vaga. A falta do pagamento gera de acordo com o Código de Trânsito Brasileiro (CTB) uma autuação, que pode se transformar em multa, caso o usuário não recorra. Eles terão apoio da Guarda Civil Municipal (GCM). O estacionamento rotativo é gratuito para motos, nas vagas específicas para veículos de duas rodas.

MAPA DAS RUAS COM ÁREA AZUL

Domingos Monteiro de Rezende
Sete de Setembro
Frei Caneca
Barão do Rio Branco
José Luis de Mesquita
Ítalo Tomagnini
Marechal Deodoro
São Pedro

Pontos de venda de recarga da Área Azul

Coronel Domingos Monteiro de Rezende
Opson Rua Coronel Domingos Monteiro de Rezende, 84

Rua Barão do Rio Branco
Estilo Brasil – Rua: Barão do Rio Branco 22

Rua Marechal Deodoro
X Cell – Rua Marechal Deodoro 117

Rua São Pedro
Casa da Ração – Rua: São Pedro 47

Praça Cônego Victor
Dodô Esportes – Praça Cônego Vitor 82
Arte e Aroma – Praça Cônego Vitor 85

Frei Caneca –
Bomboniere Ganache – Rua Frei Caneca 100 B

Ítalo Tomagnini
Tema Cyber Café – Rua Ítalo Tomagnini 14/16

Sete de Setembro
Nair Malwee – Rua Sete de Setembro 18

 

COMPARTILHAR

Comentários