EXCLUSIVO Três Pontas já respira o ar da beatificação do Venerável Padre Victor. E estes últimos dias que antecede a cerimônia que será realizada no próximo sábado, dia 14 às 16 horas no Aeródromo Municipal Leda Mello, são de muito trabalho.

De acordo com o padre Mateus Arantes que coordena a estrutura da festa de beatificação, tudo que foi planejado já está em vias de execução. É preciso aguentar a ansiedade e o cansaço que já bate, para ouvir aqueles que tem mais experiência com eventos com grande público, estimado em 100 mil pessoas, para que tudo ocorra bem. “A gente sabe que vai mexer com a vida e a rotina das pessoas e de estabelecimentos comerciais, mas é necessário para recebermos bem e com segurança os devotos e romeiros”, afirmou padre Mateus.

O clima festivo da solenidade que vai elevar o nome do sacerdote campanhense-trespontano aos altares da Igreja começa já a partir desta segunda-feira (09) e se intensifica com o início do Tríduo na quarta-feira (11).

Já segunda-feira, os restos mortais do Venerável Padre Victor serão retirados do túmulo na Matriz para ser preparado. A Igreja estará aberta às visitações, inclusive o túmulo, mas lá será transformado em uma Capela à Nossa Senhora Aparecida. Os ossos que restaram de Francisco de Paula Victor serão preparados para serem transladados para uma urna própria, que ficará no altar que está sendo concluído em segredo pela Igreja e está atrás de uma enorme cortina.

Túmulo de Padre Victor estará vazio a partir desta segunda-feira. Restos mortais só voltarão na quarta-feira e devotos poderão ver na missa do Tríduo das 19 horas
Túmulo de Padre Victor estará vazio a partir desta segunda-feira. Restos mortais só voltarão na quarta-feira e devotos poderão ver na missa do Tríduo das 19 horas

A terça-feira será reservada à limpeza da Matriz Nossa Senhora D’Ajuda e por isto ela estará fechada. Padre Mateus explicou durante a missa das 10h30 deste domingo que gastar água neste dia será inevitável e necessário. Porque na quarta-feira, as portas da Igreja serão reabertas cedinho. O Tríduo começa e será celebrado em três horários – as 6:00, 15:00 e 19:00 horas. De quarta a sexta-feira (13), haverá missas nestes três horários com liturgia e cânticos próprios voltados à beatificação. Apesar de começar a preparação de manhã, somente a noite, na missa das 19 horas, que vai contar com as presenças dos bispos da Diocese da Campanha Dom Diamantino e Dom Pedro, é que os restos mortais do beato eleito voltarão à Matriz. Eles ficarão expostos durante a missa e serão depois colocados na nova urna no altar de Padre Victor.

De acordo com padre Mateus, todas as autoridades, políticas, civis e militares estão sendo convidadas para este momento único. Certamente ninguém sabe se isto vai acontecer de novo. “É uma oportunidade para a comunidade que nunca viu conhecer e, aqueles que viram reverem os restos mortais”.

De sexta para sábado, a Igreja não vai fechar, ficará aberta a noite e toda a madrugada, mas não haverá missas, inclusive nas outras paróquias da Cidade.

Devotos aproveitam o último dia para rezar diante do túmulo de Padre Victor, enquanto obras na Matriz continuam
Devotos aproveitam o último dia para rezar diante do túmulo de Padre Victor, enquanto obras na Matriz continuam

O mistério com o altar de Padre Victor só vai terminar após o rito da beatificação no Aeroporto. A Matriz ficará aberta e haverá telões de led com a transmissão da missa, mas será somente a partir das 19 horas que o novo espaço estará aberto as visitações. Até a chegada de Dom Diamantino dos bispos convidados, do Cardeal Dom Ângelo Amato, Prefeito da Causa dos Santos e representante do Papa Francisco, os fiéis ficarão a uma distância de segurança. Assim que eles chegarem, todos poderão ficar pertinho do altar.

Já são três semanas que a Paróquia está divulgando em toda a região, orientações e distribuindo panfletos com informações que serão fundamentais. No mapa está os locais que serão interditados. A colaboração dos trespontanos será fundamental, principalmente no que se refere a locomoção. A recomendação para quem mora em Três Pontas é que não saiam de carro, porque o trânsito será restrito a veículos de segurança e emergência em uma grande área, por determinação da segurança pública do Estado de Minas Gerais. Polícia Militar e Corpo de Bombeiros estarão com efetivo enorme para dar suporte ao evento.

01

Lembrando a quem vai na missa de beatificação que a única entrada é pela Rua João Batista Reis e os portões serão abertos as 12:00 horas. Os acessos nas laterais, pelo bairro Santana e Avenida Ipiranga são restritos a autoridades e equipes de segurança. Aliás, a Avenida Ipiranga será interditada na véspera, a noite. Para chegar ao local do evento será preciso caminhar e pela Avenida Caio de Brito. No domingo, a via também continuará impedida para veículos, já que a primeira procissão luminosa com a imagem de Padre Victor, que já vai estar beatificado, será as 18:30, saindo do Carmelo São José em direção a Matriz d’Ajuda, onde será celebrada missa solene. Neste dia, haverá missas na Matriz somente de manhã – as 7:00, 9:00 e 10h30.

O sacerdote convidou a todos a irem na beatificação, diferente do que inclusive padres estão divulgando em suas paróquias. As pessoas devem estar preparadas, com guarda chuva e guarda sol, levarem água em embalagem descartável, banco ou cadeira para se assentarem.

Padre Mateus insiste que todos devem participar, mas quem mora fora e não puder vir neste momento histórico e inesquecível, pode acompanhar a transmissão ao vivo que será feita pelas TV’s Aparecida e Alterosa.

VEJA AS DICAS QUE ESTÃO SENDO FEITAS PARA A BEATIFICAÇÃO DE PADRE VICTOR

Beatificação-Padre-Victor-Dicas-de-Segurança

Beatificação-Padre-Victor-Mapa-de-Três-Pontas-1Para sua proteção e bem-estar
Venha de transporte coletivo
Traga seu recipiente para tomar água
Use filtro solar
Use roupas leves, chapéus e bonés
O uso de sombrinhas e guarda-chuvas sem pontas será permitido
Atenção com a alimentação: evite alimentos gordurosos e tome muito líquido.

Dicas da Polícia Militar
Não ande com muito dinheiro
Fique atento com a carteira e bolsas
Fique atento com esbarrões
Evite usar joias
Deixe o dinheiro separado para pequenas despesas e para os lanches
Evite deixar o aparelho celular à mostra ou no bolso traseiro da sua roupa
Não descuide dos filhos e crianças
Tenha sempre em mente o local onde os ônibus realizarão o embarque dos passageiros para o retorno.

Informações do Trânsito
Ao se aproximar de Três Pontas, sintonize seu rádio na estação 87,9 – Rádio Comunitária Liberdade e saiba mais
Siga as placas e faixas indicativas para os acessos e estacionamentos
Serão dois acessos exclusivos para ônibus, um para os que veem de Varginha e outro para os que veem de Santana da Vargem
Haverá um acesso exclusivo para Vans, outro para carros pequenos e outro para autoridades – tudo, devidamente sinalizado
A Avenida Ipiranga e seus acessos serão interditados para segurança do público do evento
A área próxima ao Memorial Padre Victor e Igreja Nossa Senhora D´Ajuda também será restrita a pedestres
Para quem vai ao evento andando, dê preferência à Avenida Caio de Brito que será exclusiva para pedestres
Em caso de problemas, procure pela Central de Informações na Guarda Civil Municipal (GCM) de Três Pontas, na Avenida Oswaldo Cruz.

COMPARTILHAR

Comentários