01 Denis Pereira – A Voz da Notícia

A Câmara Municipal de Três Pontas realizou na noite desta segunda-feira (27), sessão solene para a entrega de Moções de Aplausos e Título de Cidadania Honorária, especial para Policiais Militares, que se destacaram em suas funções e tiveram seus nomes aprovados após votação pelo Plenário Presidente Tancredo Neves. Estes foram agraciados também na solenidade de comemoração dos 239 anos da Polícia Militar do Estado de Minas Gerais celebrados no dia 09 de julho deste ano. A honraria militar, reconheceu estes policiais militares, que no decorrer da carreira, tem prestado bons e leais serviços à comunidade, preservando uma ficha exemplar dentro dos valores da ética e da disciplina da Corporação.

O diretor geral e o diretor de segurança do presídio de Três Pontas Washington Fonseca Borges e  Marco Aurélio Bispo da Silva, familiares, convidados e militares que trabalham na cidade, prestigiaram a cerimônia, promovida após a sessão ordinária de votação. A noite foi aberta com a execução do Hino Nacional Brasileiro, feita no saxofone pelo músico trespontano Wander Scalioni.

A partir daí, começaram a ser entregues os diplomas aos 9 homenageados. Após o recebimento, todos falaram rapidamente e só tiveram palavras de agradecimento. O grande anfitrião foi o presidente da Câmara vereador Sérgio Eugênio Silva (PPS), que indicou 6 dos militares. Os outros foram indicações feitas pelo vice presidente Luis Carlos da Silva (PPS), Vitor Bárbara (PDT) e Edson Vitor Nascimento “Piu” (PMN).

O primeiro a receber sua placa, foi o comandante da 151ª Companhia de Polícia Militar, o 1º Tenente Bruno Neves Tavares, homenageado pela PMMG com a Comenda Alferes Tiradentes em reconhecimento ao profissionalismo e compromisso com a instituição, sendo motivo de orgulho para toda a 6ª Região da Polícia Militar. A Medalha Alferes Tiradentes é a maior comenda da Instituição e constitui-se numa referência ao Protomártir da Independência do Brasil e foi inspirado na significativa história de Joaquim da Silva Xavier, o Tiradentes, cujo valor e exemplo de acendrado amor à Polícia transcendem as fronteiras do tempo.

JUNTAS 1

Em seguida foram chamados os terceiros sargentos que atuam em Três Pontas, um a um. José Roberto dos Santos, Adenilson Martins, José Juvenil da Silva pelo recebimento da Medalha do Mérito Militar Grau Prata e o cabo Walter Afonso Simão que recebeu a de Grau Bronze. Configurada nos grau bronze, prata e ouro, esta comenda alcança os servidores com 10, 20 e 30 anos de carreira, emoldurada por bons serviços prestados e a uma conduta modelar.

JUNTAS 3

O Sargento da Reserva Geraldo Custódio Pereira foi reconhecido, sendo lhe entregue a Medalha do Mérito Militar por ser o militar mais antigo da 6ª Região. Ele está aposentado a 34 anos. Conhecido popularmente como Cabo Geraldo, comentou que se sente feliz por ainda ser lembrado e, pediu à Deus, que abençoe seus companheiros de farda, que enfrentam uma caminhada cheia de espinhos.

O homenageado com o Título de Cidadania Honorária Trespontana, foi o Sargento Mauro Sérgio de Oliveira Teixeira. Natural do Rio de Janeiro, Mauro trabalha em Três Pontas desde 1993 e completa em 2014, 21 anos de polícia. Ele é casado com a trespontana Joeli Teodoro Teixeira há 20 anos e é pai de um casal de filhos de 6 e 13 anos. A homenagem foi proposta por Vitor Bárbara e aprovada em setembro de 2013.

JUNTAS 2

O último militar homenageado pela Câmara, foi o soldado Francis Fernandes Braga. A homenagem dele é a que foi aprovada há mais tempo, em janeiro de 2013. Fernandes como é chamado, teve um ato de heroísmo e humanitário ao salvar um motorista que sofreu um acidente na MG 167 e estava preso no veículo, ao sair da pista e cair em um brejo entre Três Pontas e Varginha, no dia 17 de janeiro do ano passado. Se não fosse sua ação rápida, o condutor poderia ter perdido a vida. O caso veio a tona em reportagem publicada pela Equipe Positiva e sensibilizado com a iniciativa do policial, Edson Vitor resolveu homenageá-lo.

JUNTAS 4

Também foi homenageado o aluno do Curso de Habilitação para Oficiais (CHO) Sanges Marques Guimarães pelo seu trabalho realizado no Programa Educacional de Resistência às Drogas (PROERD), quando foi lançado em 2003. Como nem ele, nem o vereador que o indicou Luis Carlos da Silva puderam comparecer, o Tenente Bruno Neves recebeu a placa do vereador Francisco Fabiano Diniz, o Popó.

PM atendeu em um ano mais de 60 mil chamados emergentes

04Os números da atuação da Polícia Militar em Três Pontas chamaram a atenção e demonstra a carga de trabalho da corporação, cumprindo funções e fazendo jus a uma avaliação justa baseada em evidências objetivas, como apresentou Tenente Bruno (foto). O comandante focou sua fala em dois pontos, as duas polícias – a que temos e a policia que queremos.

A polícia que temos é a que sai todos os dias as ruas para proteger as pessoas, combater o crime, preservar a ordem e fazer cumprir a lei. Aquela que em um ano atendeu mais de 60 mil chamados emergentes, realizou mais de 11 mil intervenções policiais, prendeu mais de 1.000 pessoas em flagrante, abordou mais de 5 mil pessoas devidamente acertadas, no afã de tirar armas, drogas e criminosos do seio da sociedade. Nos últimos 12 meses mais de 60 pessoas foram presas por envolvimento no tráfico de drogas. No mesmo período, foram quase 40 quilos de drogas encontradas. A este destaque, é que a Companhia recebeu uma homenagem da Assembleia Legislativa do Estado de Minas Gerais pelo combate ao tráfico de drogas.

A Polícia Militar, que os próprios militares querem é a que possa ter o reconhecimento e serem vistos como verdadeiros agentes de proteção da sociedade. Por isto, a corporação trabalha diuturnamente para que isto se torne realidade. “O que pedimos é justiça… justiça na avaliação do nosso trabalho e da nossa contribuição para a sociedade. O que pedimos é um justo julgamento do nosso papel e do nosso trabalho, nada mais que isto”, destacou o comandante da Companhia de Polícia que usou a Tribuna para agradecer e distribuir com toda a corporação os resultados obtidos, disse Bruno Neves.

[ot-gallery url=”http://www.equipepositiva.com/gallery/camara-promove-noite-especial-de-homenagens-para-militares-de-tres-pontas/”]

 

COMPARTILHAR

Comentários