Não tem prova maior de amor com seus bichinhos de estimação, do que cuidar bem deles e protegê-los. Quem cria cães e gatos em casa deve ficar atento. A Secretaria Municipal de Saúde começou pela zona rural a Campanha Antirrábica Animal de 2018 e neste fim de semana os agentes começarão a vacinar em vários pontos da cidade.

A vacina é necessária por ser a única forma de prevenção. O vírus da raiva é 100% letal ao ser humano e tem, como meio principal de transmissão, a mordida de animais, especialmente de cães e gatos. De acordo com o médico veterinário do Serviço de Vigilância Ambiental, Marcelo de Figueiredo Gomes, a vacina é válida por um ano, por isto, os animais precisam ser vacinados em todas as campanhas. Uma vez que uma pessoa ou qualquer animal apresente sintomas, com certeza virá a óbito. “A vacina primeiro protege a saúde humana, para que o vírus da raiva não seja transmitido às pessoas”, alerta o médico veterinário.

A meta é vacinar em Três Pontas, 8 mil animais, sendo cães e gatos acima de três meses de idade, na área urbana e 2.500 animais na zona rural do município.

A campanha de vacinação começou no dia 16 de julho nas comunidades rurais, que foram divididas em regiões e segue até o fim do mês. Na cidade, acontece nos dois próximos fins de semana, dias 28 e 29 dee julho e 04 e 05 de agosto. O horário é sempre de 9:00 as 15:00 horas.

Quem tem uma quantidade grande de cães e gatos deve tentar levar a todos em um dos pontos, mas se não conseguirem, podem agendar na Vigilância Ambiental para que uma equipe vá até o local fazer a imunização dos animais. O agendamento pode ser feito através do telefone 3266-2263.

COMPARTILHAR

Comentários