Pretensos candidatos aos cargos de prefeito e vereador, vivem a expectativa para o início da disputa, que será em 02 de outubro.

A escolha dos candidatos que disputarão as Eleições e a decisão sobre as coligações foram iniciadas no dia 20 julho e terminaram em 05 de agosto, período modificado com a nova legislação eleitoral. Antes, o TSE determinava que as reuniões deveriam ocorrer de 10 a 30 de junho do ano da Eleição.

Agora, os candidatos homologados durante as convenções tem apenas mais 5 dias para registrar suas candidaturas. Além da data limite, há também o horário específico para o encerramento dos registros. “Até o dia 15 de agosto, exatamente às 19 horas, os candidatos vão ter que registrar suas candidaturas,” explicou a Chefe do Cartório Eleitoral da 273ª Zona Eleitoral que compreende Três Pontas e Santana da Vargem, Maria Rosa Guimarães Miari. Até as 13:00 horas desta quarta-feira (10), nenhuma chapa de prefeito ou candidatos a vereadores havia feito o registro nos dois municípios. A expectativa é que os presidente de partidos e diretórios deixem para o último dia e, isto deve ocasionar um grande movimento no Cartório Eleitoral.

As campanhas eleitorais podem ser realizadas, a partir do dia seguinte, terça-feira (16). Antes desta data, todos ainda são considerados pré-candidatos e, portanto, ainda não podem pedir votos, divulgar o número sorteado pelo partido para votação do candidato e nem confeccionar materiais de campanha.

“Só depois do registro de candidatura é que os candidatos vão poder abrir suas contas bancárias, com o registro e o CNPJ. Esta será uma conta específica e deverá ser encerrada junto com a campanha. Com esses documentos, a partir do dia 16, eles poderão mandar confeccionar materiais e entrar na campanha, de fato”, disse Maria Rosa Guimarães.

Ela afirmou ainda, que a conta de campanha do candidato serve para que a Justiça Eleitoral tenha o controle de gastos e arrecadação financeira dos candidatos. Os dados relativos aos recursos financeiros recebidos pelos candidatos, devem ser informados para a Justiça Eleitoral para divulgação em até 72 horas, contados do recebimento deste recurso.

COMPARTILHAR

Comentários