Campanha da Fraternidade realizada anualmente pela igreja durante o período que antecede a Páscoa, tem como foco em 2014 o tráfico humano

Denis Pereira – A Voz da Notícia 

Muitos cristãos católicos participaram na manhã de hoje (5) da missa de quarta-feira de cinzas na Matriz Nossa Senhora d’Ajuda em Três Pontas. A cerimônia marca o início da Quaresma e também a abertura Campanha da Fraternidade 2014 em todo o país.

Para as famílias que seguem essa tradição católica, o tempo quaresmal é momento de oração, caridade e jejum, como destacou padre Elias Tadeu de Souza durante a homilia. Segundo ele, esta é uma celebração simples mas de significado profundo, que mostra aos fiéis a maneira concreta de iniciar este tempo santo e sagrado.

DSC00159A quaresma abrange os dias que vão da Quarta-feira de Cinzas até ao Sábado Santo. Contudo, a liturgia propriamente quaresmal começa com o primeiro Domingo da Quaresma e termina com o sábado antes do Domingo da Paixão.

No Brasil são dias de jejum e abstinência a quarta-feira de cinzas e a sexta-feira santa. O padre explicou a simbologia da cruz feita com cinzas na testa dos fiéis. “Nós somos pó e ao pó voltaremos. Não somos nada. Diante do senhor somos iguais”. O religioso disse que lugar de receber as cinzas é participando das missas. Só na Paróquia Nossa Senhora d’Ajuda foram 14 horários, entre a Matriz e as comunidades. Ele ainda afirmou que os doentes assistidos pelos ministros da eucaristia farão a imposição das cinzas em casa, mas, a outras pessoas devem cumprir o seu papel de cristão e participar das celebrações, assim, até a Páscoa.

Neste período, o altar com exceção da cruz fica todo tampado e as imagens cobertas por panos roxos.

Durante a celebração, o pároco também fez menção sobre a Campanha da Fraternidade e fez a leitura da oração da CF que este ano tem como tem “Fraternidade e Tráfico Humano” e lema “É para a liberdade que Cristo nos libertou”.

DSC00169
Padre Elias abençoa e asperge água benta nas cinzas antes delas serem assinaladas nos fiéis

Jornal da equipe positiva

COMPARTILHAR

Comentários