O dia mais esperado pelos idosos que frequentam o Centro de Convivência foi o 1º de Outubro. E não era só pela comemoração do Dia do Idoso, mas que a programação da semana de atividades, tinha um evento mais que especial na noite desta quinta-feira no Centro Cultural Milton Nascimento, o 2º desfile dos candidatos a Miss e Mister 2015. E quem disse que precisa ser jovem para mostrar talento às passarelas. Aliás, jovialidade não faltou para esta turma que mostrou muita disposição. Alegria então sem fala. Eles se aprontaram – roupas, maquiagem, cabelo, sapatos engraxados e barba aparada para a noite de gala.

Misses e Mister's eleitos em 2015, junto com equipe da Secretaria de Assistência Social e convidados
Misses e Mister’s eleitos em 2015, junto com equipe da Secretaria de Assistência Social e convidados
Servidor da SMAS Darci morreu nesta quinta-feira (foto:divulgação)

Nas cadeiras reservadas ao público, bastante gente para prestigiá-los. Desde autoridades como o prefeito Paulo Luis Rabello (PPS), a secretária de Assistência Social Maria de Fátima Carvalho Mendonça Rabello, a de Administração e Recursos Humanos Evânia Rocha Moreno, os vereadores Valéria Evangelista Oliveira (PPS), Sérgio Eugênio Silva (PPS) e Geraldo Messias (PDT) e principalmente seus familiares. Filhos, filhas, genros, noras, netos e bisnetos. Todo mundo torcendo para que uma das faixas ficasse com seus vovôs e vovós. Até os “Sombras”, que fazem parte do grupo de alunos da Oficina de Teatro, projeto da Secretaria Municipal de Cultura, Lazer e Turismo apareceram por lá. Eles seguiram os passos de algumas pessoas, inclusive do prefeito Paulo Luis e arrancaram gargalhadas a cada “vítima” escolhida.

A noite foi embalada por canções, com a dupla Amanda Rissi e Caio Belchior, algumas dos tempos antigos como Boate Azul. Mas teve também um minuto de silêncio, em respeito a morte do servidor público municipal Darci Ribeiro que morreu na madrugada desta quinta-feira. Ele trabalhava há muitos anos na Secretaria de Assistência Social, era exemplo de lealdade e companheirismo, prestava seus serviços com dedicação e era amigo de todos. O pequeno grande Darci, deixa saudades demonstrada na música de João Mineiro e Marciano, Ainda ontem chorei de saudades, interpretada em homenagem a ele, sepultado no fim da tarde no Cemitério Municipal de Três Pontas. A servidora Marita Duarte, recitou o poema de Vinícius de Moraes, Para Viver um Grande Amor.

Os reis e rainhas da passarela

A passarela começou a ser ocupada pelos frequentadores do Centro de Convivência do Idoso. Os Mister’s e as Misses que no ano passado brilharam por lá e levaram as faixas vieram primeiro. Nem todos mais com aquele vigor e força nas pernas, mas o sorriso substituiu o que o tempo levou ao longo dos anos. Dona Celina Orlanda, Seu Alcides Heitor, Dona Teresa Pulcheria, o senhor Pedro Batista, a vovó Irene Sacho e o Seu Antônio Estevão.

06Quando eles foram chamados, já estavam na mesa principal os jurados – a Chefe de Gabinete Viviane Abreu Dias; a Secretária de Cultura, Lazer e Turismo Débora de Paula Andrade, a coordenadora de Enfermagem da Secretaria Municipal de Saúde Maria Helena Tinano Pieve, a coordenadora do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS), Priscila Silva Antunes; a presidente do Conselho Municipal do Idoso Terezina Maciente Costa Silva; a psicóloga do Centro de Atenção Psicossocial (CAPS), e vice presidente do Conselho Municipal do Idoso Catarina Conegundes e a coordenadora do Espaço Arco Íris Adinari Garcia Mesquita Gonçalves.

E lá começaram eles e elas a subirem no palco e arrancarem aplausos e gritos. Cada um na sua vez, esbanjando vitalidade e simpatia. Algumas com posses de que talvez não fosse a primeira vez nas passarelas, mandando beijos e abraços. Outras com olhares mais sérios e focados. Os senhores com jeitão de durões, mas teve uns que era beijo prá tudo quanto é lado. Todos tiveram algo em comum. Receberam carinho, sentido dos aplausos, gritos e os olhares de familiares orgulhosos e principalmente satisfeitos.

E foram assentados, juntos aos seus convidados que eles ouviram o resultado, cheios de expectativas depois da apuração feita pela equipe da Secretaria de Assistência Social, que assinou o evento com apoio da Secretaria Municipal de Cultura. Eles primeiro ouviram mais umas músicas caipiras, como Boate Azul e depois, os eleitos  eleitas do ano 2015 foram conhecidos – Miss e Mister Simpatia, Elegância e 3ª Idade. Ainda receberam flores a senhora Antonieta representando todos frequentadores do Centro do Idoso que acaba de completar 25 anos e Dona Oraldina que está a mais tempo  no Centro de Convivência compartilhando e desfrutando dos benefícios que ele traz a vida.

34

Foram eleitos:

Mister’s

Simpatia – Gonçalo Batista de Oliveira

Elegância – João Dadigo da Silva

3ª Idade – Rômulo Ferreira Brito

Misses

Simpatia – Maria Margarida Andrade Silva

Elegância – Ineide Oliveira Novak

3ª Idade – Nair Capele Machado

O Centro de Convivência do Idoso é uma espaço destinado ao convício de pessoas na terceira idade, onde são desenvolvidas atividades de pintura, bordado, jogos, danças, passeios, bailes e comemorações de datas importantes do calendário. Um lugar onde a descontração, alegria e troca de experiências pode ser contemplada em conversas, sorrisos e olhares voltados para um futuro de maior tranquilidade e aprendizado. O Centro de Convivência do Idoso também contra com equipe técnica do CRAS II, forma por assistentes sociais e psicóloga. (Reportagem e fotos: Denis Pereira – A Voz da Notícia)

COMPARTILHAR

Comentários