Cooperativa tem capacidade de armazenar em sacarias, em bags e na Central inaugurada 1,1 milhão de sacas somente em Três Pontas

Denis Pereira – A Voz da Notícia

Foi uma cerimônia simples, aberta com as bênçãos dada pelo padre Vânis Vieira da Cunha que a Central de Recebimento de Café a granel e em bags da Cooperativa dos Cafeicultores da Zona de Três Pontas (Cocatrel), foi oficialmente inaugurada, na tarde desta sexta-feira (25), no bairro Santa Margarida.

Foi o próprio diretor presidente da entidade Francisco Miranda de Figueiredo Filho (foto), que iniciou a solenidade, depois da aspersão de água benta na nova estrutura com a execução do Hino Nacional. Associados, conselheiros, colaboradores, membros da diretoria, diretores de outras cooperativas da região e políticos marcaram presença.

DSC02121Em sua fala aos convidados, Francisco Miranda afirmou que a Cocatrel promove uma mudança na armazenagem do café e permite aos associados estocarem o produto da forma desejada. Pela primeira vez, Francisco que é engenheiro civil, contou que foi contratado para a obra de construção do segundo armazém, há 35 anos. Com 87 mil metros quadrados adquiridos no bairro Santa Margarida, depois que assumiu a presidência foram feitos o 2, 3, 4 e 5 e agora a Central. Com uma área disponível ao lado, todos ficaram interligados e estão num plano só, facilitando a circulação das máquinas. Ao longo dos anos, o presidente observa a mudança que a Cocatrel devia fazer e, o primeiro passo foi dado, contando com as bênçãos de Deus por intermédio de Padre Victor, a quem disse ter muita devoção.

Para a nova construção Francisco buscou apoio e orientação de especialistas, funcionários e do sempre atuante Conselho Administrativo. “É um processo longo que envolve muito dinheiro, mas, a semente foi plantada”, adianta. O objetivo ainda foi todo alcançado. Esta é a primeira etapa deu crescimento necessário, tudo em benefício do associado, acompanhando a evolução com a implantação de máquinas não apenas na lavoura do café, mas também na estocagem e armazenamento do grão.

DSC02122Outro que falou foi o prefeito Paulo Luis Rabello (PPS). Associado também da Cocatrel, o gestor destacou a importância da cooperativa à economia trespontana e o apoio que ela sempre dá à Administração Municipal. Lembrou de quem, segundo ele, muito fez pela cooperativa e precisa ser lembrado, se referindo a Adelino Junqueira Nogueira. Depois, da importância que a agricultura tem na geração de emprego. Tanto que dos 500 mil postos de trabalho criados no Brasil, 20% são no campo, mas falta ainda o reconhecimento do Governo Federal nesta questão.

Quem estava presente, assistiu a uma demonstração de como o café chega e a maneira como ele em grão vai ficar armazenado na cooperativa. Chamou a atenção a plataforma que levanta o caminhão cheio e o esvazia rapidamente. O investimento foi na ordem R$3,3 milhões, fazendo com que a cooperativa tenha a capacidade estática de armazenado de 1,5 milhão de sacas, sendo 1,1 milhão só em Três Pontas. Além da cidade sede, ela está presente com lojas, filiais e armazéns, nas cidades de Carmo da Cachoeira, Coqueiral, Nepomuceno e Santana da Vargem.

Para o diretor técnico industrial Jorge Luis Piedade Nogueira, a nova estrutura acompanha uma evolução que acontece na cafeicultura, chegando em um bom momento, pois muitos associados já passaram a entregar o café a granel. Jorge explica que os funcionários passaram por treinamento e vão continuar sempre se reciclando. Mas revela que a modernização com máquinas não toma lugar da mão de obra, porém, ela precisa ser mais especializada.

Já o diretor comercial Nivaldo Mello Tavares a Central garante mais agilidade, rapidez e economia aos cafeicultores com a Central, mantendo a tradição da Cocatrel em sempre se modernizar a favor do cooperado. As gerações futuras continuar evoluindo com as mudanças que o mundo apresenta no agronegócio.

Em 2014, a Cocatrel completou 53 anos de funcionamento. Conta com 4.560 associados ativos e 436 colaboradores. Segundo a revista Exame ela está entre as mil maiores empresas do país.

DSC02134

DSC02116

DSC02114

DSC02109

 

COMPARTILHAR

Comentários