Chegamos no período de colheita e a Cocatrel comemora os resultados iniciais. Tudo indica que a cooperativa terá recorde no recebimento de café, já que os números mostram um aumento significativo, levando em conta o mesmo período, das 10 últimas safras.

Além da produtividade alta, em consequência da bienalidade positiva, a Cocatrel preparou-se muito bem para ter eficiência e rendimento em todos os processos, desde a descarga do café até a comercialização, passando pela classificação, que está sendo feita em 1 dia, possibilitando ao cooperado a venda rápida de seu café.

Além disso, a logística bem feita do transporte entre as centrais de recebimento e os armazéns da cooperativa, garante eficiência, redução de custo e agilidade. “Foi feito um planejamento baseado em dados das safras anteriores, que levou em conta a capacidade dos armazéns das filiais, para equalizar o tempo que cada uma delas suportaria receber café, com as projeções da safra atual. Nesse sentido, concluímos que fazer a transferência das centrais para os armazéns, antecipadamente, sem permitir que atinjam sua capacidade máxima, facilita o processo durante o pico da safra, sobrando espaço suficiente para receber bem os cafés dos cooperados”, explica Guilherme Pinelli, coordenador de automação da Cocatrel.

Tudo isso faz com que a credibilidade da Cocatrel perante seus associados e o mercado aumente ainda mais e, como consequência, cooperados que já não mais depositavam seus cafés na cooperativa, estão retomando a confiança e voltando a movimentar por lá e, por todas as vantagens de ser um associado, só no último ano, cerca de mil novos cooperados se associaram à Cocatrel.

Além da armazenagem, a Cocatrel está com maquinário pronto para preparar os cafés depositados em seus armazéns, serviço cada vez mais solicitado por seus cooperados.

É válido ressaltar que a cooperativa tem capacidade de armazenamento estático de 1.750 milhão de sacas e rotativa de 2 milhões. (Assessoria de Imprensa Cocatrel)