O Instituto de Previdência dos Servidores Municipais de Três Pontas (IPREV), comemorou no domingo (24), 20 anos de atividades, tendo como principal objetivo a assistência previdenciária aos servidores públicos do Município de Três Pontas.

Na manhã desta segunda-feira (25), os funcionários de todos os setores da autarquia participaram de um café da manhã servido na sua sede, na Avenida Oswaldo Cruz, 1.311. O prefeito Paulo Luis Rabelo (PPS), o vice Érik dos Reis Roberto (PSDB), O primeiro diretor do IPREV em Três Pontas e atual secretário municipal da Indústria e Comércio, Sócrates Vítor Rabello, além de representantes do Banco do Brasil, Caixa Econômica Federal, do INSStambém prestigiaram a festividade.

A autarquia vem demonstrando ao longo destes 20 anos sua eficiência administrativa. Assim, Paulo Luis descreve o IPREV. “É através dele que é resguardado o direito dos servidores que dedicam grande parte de suas vidas em prol do município, com a certeza de que o futuro dos servidores se realizar,” garante o gestor. Desde 2005 quando foi prefeito pela primeira vez, ele promoveu um acordo com o Ministério da Previdência Social a fim de acertar contas que outras administrações deixaram e nunca deixou de repassar aquilo que é devido ao IPREV.

Para a diretora Sônia Aparecida Maciente Bueno, que é servidora do IPREV há 13, anos atuando na contabilidade e a frente da direção desde 2013, ela comemora as conquistas e relembra o passado difícil, quando ainda sem a tecnologia avançada, tudo era feito na máquina de datilografia.  “Estamos muito felizes por comemorar esta data. Dedico isto a todos os funcionários que nos ajudam diariamente e a confiança que o prefeito teve em mim para estar a frente de tão importante autarquia que trata diretamente dos funcionários”, diz Sônia Bueno.

O IPREV

O Instituto de Previdência dos Servidores Municipais de Três Pontas (IPREV), localizado na Avenida Oswaldo Cruz, 1.311, completará 20 anos de atividade no próximo dia 24 de agosto, tendo como principal objetivo a assistência previdenciária aos servidores públicos do Município de Três Pontas.

Ele foi instituído pela Lei Municipal número 1.646, de 24 de agosto de 1994, na administração do então prefeito Tadeu José de Mendonça e do vice Sílvio Pereira de Andrade.

A servidora Sônia Aparecida Maciente Bueno, atual diretora, é graduada em Ciências Contábeis, com 19 anos de experiência em administração pública, sendo 13 dedicados ao IPREV. O Núcleo de Administração e Finanças é dirigido pelo servidor Geraldo Gabriel de Azevedo, pós-graduado em Administração Pública e o Núcleo de Benefícios pela da servidora municipal e Bacharela em Direito, Siomara Bárbara e Silva.

Quanto à estrutura administrativa, o IPREV compõe-se de Conselho Previdenciário, hoje presidido pela servidora municipal Maria Joedna Oliveira Leite. Já o Conselho Previdenciário é composto por 12 membros, caracterizando-se como órgão deliberativo e fiscalizador do Instituto, o qual possui diversas atribuições, inclusive a de analisar, como colegiado deliberativo, os pedidos de aposentadorias e demais benefícios previdenciários. Hoje há cerca de 300 beneficiários e 1.400 servidores efetivos que contribuem.

Além do Conselho Previdenciário, atua também o Conselho Fiscal, órgão responsável por examinar a conformidade dos atos legais, regulamentares e estatutários, subsidiando o Conselho Municipal de Previdência, sendo composto por três membros. É presidido pela servidora municipal Claudinéia Mesquita.

O Plano de Benefício do Instituto contempla as seguintes modalidades: aposentadoria compulsória, aposentadoria voluntária, aposentadoria por invalidez, auxílio-doença e abono família, além de pensão por morte. O regime previdenciário adotado é o RPPS (Regime Próprio de Previdência Social), que é tipificado como plano de benefícios previdenciários exclusivo do servidor municipal efetivo-estatutário, ou seja, servidores da Prefeitura, Câmara, SAAE e IPREV.

COMPARTILHAR

Comentários