O estoque de sangue da Agência Transfusional do Hospital São Francisco de Assis de Três Pontas só consegue manter seu estoque com doações. E a notícia que a coordenação tem é que ele está zerado.

E isto acontece justamente em período em que os doadores desaparecem por causa do Carnaval. A festa passou, muitas pessoas ficaram doentes e algumas fatalidades sempre acontecem. Assim, a Agência Transfusional faz um apelo. É que haverá uma coleta externa de sangue em Varginha neste sábado (17), com 30 vagas disponíveis para Três Pontas.

“É um procedimento simples e basta estar bem de saúde. Pessoas entre 16 e 69 anos podem doar sangue. Para os menores de 18 anos é necessário o consentimento dos responsáveis e, entre 60 e 69 anos, a pessoa só poderá doar se já o tiver feito antes dos 60 anos. Além disso, é preciso pesar, no mínimo, 50 quilos e estar em bom estado de saúde. O candidato deve estar descansado, não ter ingerido bebidas alcoólicas nas 12 horas anteriores à doação e não estar de jejum. No dia da doação, é preciso levar documento de identidade com foto”, orienta o técnico de enfermagem e captador de sangue do Hospital Aislan José Silva.

Em outubro o Hemominas de Poços de Caldas fez uma captação externa na cidade no Centro Integrado de Assistência a Mulher e a Adolescente Maria Luiza de Mello Vicentini (CIAMA) e muita gente ajudou. De acordo com Aislan, agora, é preciso novamente da solidariedade daqueles que doam e dos que nunca praticaram o ato de amor ao próximo.

Os interessados devem agendar a sua ida, até mesmo para o controle da viagem até Varginha. O contato é 3265-9700.

COMPARTILHAR

Comentários