Está será a primeira festa em que os devotos vão pedir a canonização de Padre Victor

O mês de setembro é muito aguardado pela comunidade católica de Três Pontas, especialmente pelos devotos de Padre Victor, que se organizam e desdobram para participar das celebrações de fé e devoção ao Beato, que recebeu oficialmente o título em 14 de novembro do ano passado.

A programação do 111º Aniversário de Morte do Beato, que tem seu ápice no dia 23 de setembro, foi aberta neste domingo (04), com uma caminhada no início da tarde, debaixo de um sol fortíssimo e temperatura elevada. O evento ganhou o nome de Caminhada da Alegria.

DSC00573Um grupo de devotos se reuniu na Praça Cônego Victor em direção a Capela do Padre Victor, na comunidade rural da Faxina, a sete quilômetros do perímetro urbano.

Eles passaram pela Praça da Aparecida, subiram a Rua Cônego José Maria e seguiram pela Avenida Ipiranga com orações, cânticos religiosos e música sertaneja. Demonstrando muita disposição, a pé, ou de bicicleta, ao longo do trajeto, outros trespontanos se juntavam para a caminhada penitencial.

Pouco antes de pegarem estrada, os devotos passaram pela imagem do Beato que fica em um dos trevos da cidade, na MG 167. Toda enfeitada, lá

Ator que interpreta Padre Victor, Elias Brízida acompanhou a caminhada na cidade
Ator que interpreta Padre Victor, Elias Brízida acompanhou a caminhada na cidade

também havia gente esperando para seguir, escoltados pela Guarda Civil Municipal (GCM).

O ator Elias Brísida que interpreta Padre Victor, na peça de teatro do Grupo de Teatro Caminhos da Juventude se caracterizou como faz no palco e caminhou até no trevo.

Depois de três horas de caminhada, eles chegaram rezaram um terço, tomaram um lanche e retornaram. De acordo com a Guarda Municipal (GCM), não houve nenhum problema durante o trajeto.

Programação 

A tradicional novena que começa dia 14 de setembro, será a primeira quepadre victor cartaz pedirá a canonização do sacerdote Francisco de Paula Victor. Até o dia 22, são três horários de missas, as 5:00 da manhã, as 15:00 e as 19:00 horas na Matriz D’ Ajuda. Sendo que no primeiro horário, a celebração é após procissão.

No dia 11, a Paróquia Cristo Redentor realiza a II Trilha das Virtudes, um pedal que conta com a participação de ciclistas e devotos de Três Pontas e região. No domingo (18) a Paróquia Nossa Senhora Aparecida promove a tradicional Romaria dos Cavaleiros, que sai da Praça D’Aparecida em direção a Capela do Padre Victor na Faxina, onde é celebrada missa. No dia 21 há uma novidade este ano, uma carreata. Da Matriz Nossa Senhora D’Ajuda até a Igreja de Nossa Senhora das Graças, no Catumbi, os devotos seguirão a imagem do Beato Padre Victor.

No dia 23 de setembro, as atividades começam cedo. Primeiro tem a Procissão da Penitência para a Capela do Padre Victor, depois tem a Alvorada Festiva na Praça Cônego Victor e missas e confissões ao longo de todo o dia. Os horários de celebrações na Matriz são os mesmos: 5:00, 6:30, 9:00, 10:30, 12:30, 16:00, 17:30 e 19:00.

COMPARTILHAR

Comentários