No aniversário de 31 anos de atividades da Sexta Região da Polícia Militar sediada em Lavras, a 151ª Companhia de Polícia de Três Pontas, foi premiada com o Troféu Operacional da 6ª RPM, nesta quinta-feira (04).

Diversas autoridades militares, civis e políticas da região, prestigiaram a solenidade militar que foi marcada por homenagens feitas a militares que se destacaram na região em 2016. Destaque para a participação do Comandante da Escola de Sargento das Armas de Três Corações, o General de Brigada Vinícius Ferreira Martinelli e o Comandante Regional Coronel Giovani de Sousa Silva, que presidiu a solenidade.

O Troféu Operacional da 6ª RPM, destinado a homenagear as frações constituídas em nível de batalhão, companhia e pelotão de Polícia Militar, foi entregue àquelas unidades que se notabilizaram em 2016, em ações proativas na prevenção específica e na repressão qualificada, que culminaram na redução da criminalidade e contribuíram para uma melhor qualidade de vida dos cidadãos de bem.

O Troféu da 151ª Companhia de Polícia Militar, que integra o 24º Batalhão de Polícia Militar de Varginha, foi entregue ao subcomandante da Companhia Tenente Maurício Feliciano Filho, que foi acompanhado pelo Sargento Marcos Vinício de Faria, que comanda o Destacamento de Santana da Vargem. O prêmio foi entregue pelo comandante da 6ª RPM, o Coronel Giovani de Sousa Silva e pelo vice-prefeito de Três Pontas, Marcelo Chaves Garcia (PMDB).

Militares que se destacaram na carreira, foram agraciados com o Certificado de Excelência Profissional Administrativa.

Por último foi entregue a Medalha de Mérito Militar, aos PM’s, como reconhecimento aos bons e leais serviços prestados ao longo de suas carreiras. Receberam a medalha os seguintes oficiais.

Conheça a 6ª Região da Polícia Militar

No ano de 1986, foi criada a 6ª Região da Polícia Militar na cidade de Lavras, por determinação do Decreto-Lei Estadual nº 25.381, de 27 de janeiro de 1986, tendo sua instalação ocorrida no dia 29 de Abril do mesmo ano, no Pavilhão Comandante Fulgêncio, situado nas dependências do 8º BPM, à Avenida Comandante Nélio, nº 111, Bairro Santa Efigênia, Lavras, centralizando a direção de quatro Batalhões e uma Companhia de Polícia Militar Independente, com a denominação de Comando de Policiamento de Área (CPA) cujo primeiro comandante foi o Coronel PM João César Chiari Campolina.

No final do ano de 2009, ocorreu a divisão da 6ª RPM, sendo criadas em 13 de novembro de 2009, a 17ª RPM com sede em Pouso Alegre e em 13 de janeiro de 2010, a 18ª RPM, com sede em Poços de Caldas. Atualmente a Sexta Região da Polícia Militar compreende o Centro Sul do Estado, ocupando um espaço territorial de 17.819 Km², representando 3,03% da área do Estado; e com uma população estimada em 900 mil habitantes, o que representa 4,26% aproximadamente, da população de todo o Estado, sendo esta, distribuída em quarenta e quatro municípios e quatro distritos, com uma densidade demográfica de 49,80 habitantes/Km², contando, no momento, com um efetivo de 1.301 policiais militares.

Hoje, a 6ª RPM possui em sua linha de comando, dois Batalhões (8º BPM/Lavras e 24º BPM/Varginha), duas Companhias Independentes (6ª Cia PM Ind MAT/Lavras e 16ª Cia PM Ind/Três Corações) e o Centro de Apoio Administrativo (CAA-6)/Lavras. Representa o Escalão Intermediário com responsabilidade, perante o Comando-Geral da Polícia Militar de Minas Gerais, pelo estudo, planejamento, organização, coordenação, controle e fiscalização das atividades operacionais e administrativo. (Fonte: ACO-6ª RPM)

COMPARTILHAR

Comentários