Após a notícia da possibilidade do fechamento da Santa Casa de Misericórdia fechar as portas, a população trespontana se mobiliza na tentativa de ajudar, que o único Hospital da cidade, que atende a microrregião composta por 5 cidades, mas recebe pacientes de 27 municípios, se mantenha ‘vivo’.

As iniciativas estão partindo dos moradores, de entidades, empresas e instituições, que diante da inércia do Governo do Estado que deve mais de R$1,5 milhão em repasses, arregaçaram as mangas.

Nesta quinta-feira (08), a diretoria fez uma reunião na sede da Associação Comercial e Agro Industrial traçou ações, metas e critérios às propostas da comunidade que estão sendo feitas para arrecadar alimentos e dinheiro, através de eventos, arrastões e até carreata.

Existem empresas que já manifestaram através de redes sociais que vão colaborar com parte de seus lucros. O Provedor Michel Renan Simão Castro, está criando o selo “Eu amo a nossa Santa Casa”. A diretoria faz questão de buscar o dinheiro, tirar fotos e retribuir com o adesivo personalizado demonstrando a preocupação do estabelecimento com o social, a saúde e a cidade.

Está sendo desenvolvido um portal para dar transparência nestas iniciativas adotadas ao Hospital, mas também poderá ser utilizado por ONG’s e entidades que poderão postar suas notícias.

A dificuldade para elaborar um calendário, é a grande quantidade de eventos que já estão agendados nos próximos finais de semana. Em alguns deles, a organização disponibilizou espaço para colaborar, como no XI Forró da Polícia Militar neste final de semana, onde terá a barraca do pastel e na 6ª edição da Feira Industrial e 3ª Exposição Comercial do curso de Administração da Fateps, no dia 21 e 22 de junho, onde o Hospital terá a Praça de Alimentação.

Neste fim de semana, o Encontro de Jovens com Cristo (EJC), fará um arrastão para adesão dos moradores nas contas de água do Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae). Os integrantes devem percorrer os bairros no domingo, mas o horário ainda será definido.

Intenção é fazer um calendário com tudo que se refere ao Hospital. Ações serão divulgadas em um portal na internet. (Foto: Mateus Vicentini)

O show da dupla sertaneja Maiara e Maraísa no dia 02 de julho, já está com os ingressos sendo vendidos. Além do Hospital São Francisco de Assis, as Apaes de Três Pontas e Santana da Vargem, receberão parte do lucro da festa.

No dia 30 de julho haverá uma feijoada no Clube de Campo Catumbi (CCC), com show da Banda ExtaZ e a participação dos dançarinos Miller Bueno, Roberto Fior Júnior e Janaina Paiva. Os ingressos custarão R$30 e a bebida será vendida a parte.

Ainda falta definirem a data dos dois fins de semana com apresentações musicais de trespontanos na Casa Noturna Barão da Gamboa, um evento no Clube Felicidade e o leilão de um violão autografado do cantor Zezé di Camargo, que faz dupla com o irmão Luciano.

O deputado Diego Andrade (PSD), sinalizou por custear um show com artista de peso em prol ao Hospital e o pároco da Paróquia Nossa Senhora D’Ajuda padre Ednaldo Barbosa estuda com membros da Igreja, uma quermesse para o mês de agosto.

Alimentos não perecíveis estão garantidos

Nos últimos dias, foram várias pessoas arrecadando alimentos não perecíveis ao Hospital. A demanda é grande e a nutricionista responsável pela alimentação ganhou o apoio da fisioterapeuta Alessandra Mendonça Monteiro e da empresária Clotilde Ferreira, (foto) que disseram sim ao pedido feito pelo provedor Michel Renan e o vice Wilson Ferreira Júnior. Elas inicialmente iriam ajudar nas compras, porém, diante da escassez de dinheiro, estão ajudando é arrecadar os alimentos que são fornecidos aos pacientes e acompanhantes. A campanha encabeçada por elas, começou entre amigos e depois ganhou a internet e adesão foi geral. Alessandra conta que agora, o estoque de alimentos não perecíveis está cheio suficiente para um bom tempo, inclusive pães. Agora, é manter os alimentos perecíveis, como frutas, legumes e carnes. Segundo Clotilde, alguns estabelecimentos estão ligando para ajudar, mas neste caso é preciso uma organização maior, para evitar desperdícios. Quem puder e quiser ajudar, basta entrar em contato pelo telefone 99939-6042.

Além desta, muitas outras doações chegaram esta semana.

Materiais de limpeza em falta

No Pronto Atendimento Municipal (PAM), as pessoas podem entregar as doações de materiais de limpeza. Os que estão em falta são: alcool etílico hidratado 70%, bom ar, escova para lavar roupas de plástico, esponja limpeza dupla face, esponja de lã de aço fardo com 14 unidades, hipoclorito 1% galão de 5 litros, pano de chão alvejado 60×80, pano de chão verde, papel higiênico, sabonete líquido, sacos de lixo (preto, verde e vermelho) toalha de papel.

Medicamentos que podem ser doados

Já a lista de medicamentos que são utilizados nos tratamentos dos pacientes e podem ser entregues diretamente na Santa Casa são: faixa de smarch (06, 08, 10, 12, 15 e 20), dreno kher (10, 12, 14 e 16), lâmina de aço inox para laringo curva número 0,0, traqueia longa para respirador, acebrofilina 10 mg/ml 120 ml xarope, acetilcisteina 600 mg envelope, ácido peracetico 9,2% 5 litros, ácido tranexamico 50 mg/ml amp 5 ml, água destilada esteril 10 ml e 250 ml, água oxigenada 10 volumes almotolia 100 ml, agulha estéril descartável 40×12, agulha para raqui descartável 25 g e 27 g, almotolia 250 ml, ambroxol 6 mg/ml xarope 100 ml, ambu adulto e infantil completo, amicacina  250 mg/ml amp 2 ml, amiodarona 200 mg cmp, amoxacilina mais clavulanato 250 mg/62,5mg/5ml suspensão,  amoxacilina 1000 e 500 mg, ampicilina e anlodipino 5 mg cmp.

Doações podem ser feitas através de depósito bancário

Michel Renan revela que a cada dia fica mais apaixonado pela Santa Casa, ao ver a mobilização dos trespontanos para que o Hospital continue salvando vidas. Diante da inércia do Estado de Minas Gerais, que fechou os cofres às Santas Casas e as coloca no inferno, o Provedor, agradece a população que é extremamente bondosa e generosa. Quem quiser ajudar financeiramente uma conta corrente foi aberta para receber as doações. Agência 0157 – Caixa Econômica Federal – Conta Corrente 501243 em nome do Hospital São Francisco de Assis.

COMPARTILHAR

Comentários