O Carnaval 2016 está chegando e com os dias de feriado prolongado aumentam os riscos de alguns tipos de ocorrência atendidas pelo Corpo de Bombeiros em todo o Estado. Como nos anos anteriores, a preocupação dos militares é prevenir os afogamentos e os acidentes nas estradas e garantir uma folia mais segura. Uma das estratégias do planejamento para o Carnaval será a realização de ações de prevenção a afogamentos nas principais lagoas, cachoeiras e balneários do estado, como Represa de Furnas, Três Marias e Serra do Cipó, locais bastante frequentado por turistas.

Todas as operações que serão realizadas pelas equipes do Corpo de Bombeiros são precedidas de um planejamento específico, que leva em conta as características dos locais e a necessidade logística da corporação.

Apesar de intensificado nos dias de Carnaval, o trabalho das guarnições do Corpo de Bombeiros começa bem antes da folia. Durante todo o ano anterior, são realizadas diversas campanhas de conscientização e orientação. As dicas foram condensadas em uma cartilha que será veiculada pelas redes sociais da corporação. A intenção é desenvolver no folião ou mesmo naquele que deseja curtir um feriado mais tranquilo, noções de autoproteção, ou seja, adotar comportamentos que diminuam os riscos daquele indivíduo sofrer algum acidente ou saber como agir caso ele aconteça.

Bombeiros 1

EM CLUBES OU OUTROS LOCAIS DE PÚBLICO:
. Localize as saídas de emergência
. Não fique parado em frente às portas
. Abandone o local com tranquilidade, respeitando a ordem de saída
. Mantenha as crianças próximas, carregando-as no colo ou de mãos dadas
. Procure saber se o local possui AVCB (Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros). O documento certifica que houve fiscalização

NAS ESTRADAS E RODOVIAS
. Se beber ou estiver cansado, não dirija!
. Fique atento à sinalização
. Respeite os limites de velocidade
. Prefira viajar de dia quando a visibilidade é melhor e mantenha a calma ao volante
. Direção e bebida: uma mistura perigosa que pode matar
. Redobre sua atenção em caso de chuva

EM BLOCOS/TRIOS ELÉTRICOS
. Mantenha distância mínima de 2 metros da frente, laterais e traseira do caminhão
. Evite serpentinas ou objetos que possam atingir a rede elétrica. Atenção! Serpentinas metálicas são proibidas por lei.
. As crianças devem sempre estar acompanhadas de adultos e com identificação
. Em caso de tumulto, afaste-se da aglomeração de pessoas
. Se estiver em cima do trio elétrico, fique atento para evitar quedas
. Informe-se se o trio elétrico está regularizado junto aos órgãos de trânsito e ao Corpo de Bombeiros

EM CACHOEIRAS E RIOS
. Procure sempre local onde haja guarda-vidas ou o Corpo de Bombeiros
. Fique atento e respeite as placas e faixas de advertência
. Se ingerir bebida alcoólica, não entre na água
. Não deixe as crianças sozinhas na água
. Não permaneça perto de embarcações
. Evite brincadeiras perigosas
. Nunca nade sozinho

Dentro do planejamento, nesta terça-feira (02) militares do 9º Batalhão participaram de um treinamento na área de salvamento aquático, uma vez que eles irão trabalhar no feriado de Carnaval como Guarda Vidas nas cidades que tem grande frequência de banhistas no período carnavalesco no Sul de Minas. Os militares além de treinar técnicas de Salvamento Aquático também treinaram técnicas de atendimento Pré hospitalar com o uso de Desfibrilador Externo Automático, todos voltados para prevenção de acidentes e afogamentos. (ASCOM do 9ª Batalhão do Corpo de Bombeiros)

Bombeiros 2

COMPARTILHAR

Comentários