O 9º Batalhão do Corpo de Bombeiros de Varginha, recomendou à Prefeitura de Três Pontas que coloque faixas e placas indicando que as águas do Lago de Furnas, no Distrito do Pontalete não estão propicias para nadar por causa do risco de afogamento.

A Prefeitura, segundo o Major Giuvane Barbosa de Moraes, solicitou que os Bombeiros fizessem o que eles chamam de prevenção aquática, ou seja, que durante os dias de Carnaval eles estivessem presentes no Distrito do Pontalete, que nas duas últimas semanas vem recebendo um grande número de visitantes. Uma equipe da Seção de Operações esteve no local e avaliou as condições. O nível da água já melhorou bastante, mas está bem longe de onde era utilizado para os banhos.

A equipe constatou que não houve nenhum preparativo por parte da Prefeitura para que o balneário fosse usado. Há muita sujeira e vegetação com espinhos por debaixo da água. Sem falar que pode haver pedras e troncos de árvores que representam grande risco aos banhistas. “A pessoa corre o risco de mergulhar, se enroscar no mato, bater o rosco ou a cabeça, fraturar o pescoço e ou a coluna cervical e se afogar”, alerta.

Com estes riscos eminentes, o Corpo de Bombeiros emitiu uma nota à Prefeitura com uma notícia que não agrada. Advertindo que moradores e visitantes não utilizem o Pontalete para banho.

Não haverá a presença de equipes dos bombeiros no Distrito, onde seria necessário o empenho de uma guarnição com 4 a 6 militares, em horário do dia. Ela teria a missão de observar se alguém estiver se afogando ou há embarcações próximas aos banhistas. De acordo com o Major Giuvane, seguir as orientações é fundamental e a presença da corporação não evita acidentes, mas encoraja as pessoas a entrarem na água, em um local que não foi devidamente preparado.

É preciso ficar atento também quem for utilizar o lago em Boa Esperança e Guapé. Nestas outras localidades a vegetação não deve estar como no Pontalete, mas todo cuidado é pouco.

No último fim de semana, a Equipe Positiva mostrou muita gente nadando no Pontalete
No último fim de semana, a Equipe Positiva mostrou muita gente nadando no Pontalete

Devido às alturas temperaturas que devem ser registradas nos dias de Carnaval, as pessoas insistem em nadar, mesmo sabendo do risco e descartam as normas de prevenção. De acordo com o comandante do Corpo de Bombeiros, o indicado é procurar balneários e clubes preparados. Nunca ingerir bebida alcoólica. Mesmo utilizando boias, não ir para áreas mais funda e não fazer a travessia sem nenhuma preparação.

A Prefeitura emitiu uma nota dizendo que sinalizará os locais mais perigosos com faixas, mas o mais importante é que os foliões evitem entrar na água para não se machucar, ou procure um local com menos risco.

COMPARTILHAR

Comentários