A mais recente pesquisa Datafolha, divulgada nesta quinta-feira (4), apresentou as intenções de voto para o governo de seis Estados e também do Distrito Federal. O instituto aproveitou o contato com os eleitores para descobrir a situação dos candidatos à Presidência da República em diferentes regiões do País.

Marina Silva (PSB) é a candidata que lidera em São Paulo, maior colégio eleitoral do Brasil, e em outros três Estados. Com 42% das intenções de voto, ela venceria no primeiro turno dos paulistas. Os adversários aparecem com chances menores — a petista Dilma Rousseff com 23% e o tucano Aécio Neves, 18%.

Já em Minas Gerais, segundo maior colégio eleitoral do País e reduto do candidato Aécio Neves, a atual presidente vence com o apoio de 35% dos entrevistados, enquanto Marina tem 27% e Aécio, ex-governador do Estado, 22%.

No Rio de Janeiro, que abriga o terceiro maior eleitorado brasileiro e tem a disputa mais acirrada, Marina liderou as pesquisas com 37% das intenções, contra 31% de Dilma e 11% de Aécio.

Sul e Nordeste

Na frente na média nacional, Dilma Rousseff é líder no Ceará e Rio Grande do Sul. Em seu domicílio eleitoral, a candidata à reeleição lidera com 38% das intenções de voto, enquanto Marina tem 10% e Aécio 15%. No Estado da região nordeste, onde tem um eleitorado fiel, Dilma recebe o voto de 57% dos cearenses entrevistados. Marina tem 24% e Aécio, prejudicado na região, tem 4%.

Em Pernambuco, reduto eleitoral de Eduardo Campos, Marina está na frente com o apoio de 46% dos eleitores. Dilma, que também é bem avaliada na região, tem 37% das intenções. Aécio Neves é pouco apreciado pelo eleitorado pernambucano e tem apenas 2% dos votos.

A candidata do PSB também está na frente no Distrito Federal, com o apoio de 33% dos eleitores, enquanto a atual presidente tem 23% das intenções de voto na região, seguida por Aécio Neves, que apresenta 20%.

Eleitores de Aécio e o segundo turno

Em um possível turno entre Dilma e Marina, a pesquisa Datafolha também analisou para quem iriam os votos dos eleitores de Aécio.  A atual presidente receberia 24% dos votos, enquanto Marina teria apoio de 59% dos eleitores adversários. Nulos ou brancos contabilizam 14% e 3% brancos.

Fonte: R7

COMPARTILHAR

Comentários