A Fifa divulgou nesta quinta-feira a primeira atualização do ranking oficial da entidade após a Copa do Mundo. A Alemanha, que conquistou o tetracampeonato no Brasil, é a nova líder, enquanto o Brasil, que passou pelo vexame de ser eliminado pelos alemães após uma goleada por 7 a 1 na semifinal do Mundial, caiu quatro posições e agora é o sétimo colocado.

O desempenho da seleção brasileira fez com que até o Uruguai, que acabou eliminado ainda nas oitavas de final após perder para a Colômbia, ficasse à frente do time comandado pelo técnico Luiz Felipe Scolari até o último sábado.

A maior ascensão entre os primeiros do ranking foi da Holanda, terceira colocada na Copa do Mundo. O time, que venceu o Brasil na disputa pelo 3° lugar por 3 a 0 e deixou o Mundial sem perder nenhum jogo, subiu 12 posições e agora é terceiro também no ranking da Fifa.

A Argentina, vice-campeã mundial, subiu três posições e agora ocupa o segundo lugar no ranking, que reproduz o pódio da Copa do Mundo.

A Bélgica, que fez uma boa campanha e chegou às quartas de final, sendo eliminada pela Argentina, subiu seis posições e agora é a quinta colocada, mas ficou atrás de uma das surpresas do Mundial, a Colômbia, que ganhou quatro posições e está em quarto lugar.

A queda mais notável foi a da Espanha. Líder do ranking antes da Copa, o time chegou com status de atual campeão ao Brasil, mas acabou eliminado já na segunda rodada da fase de grupos da competição, após perder para Holanda e Chile. Com isso, desabou sete posições e agora é oitavo colocado no ranking mundial da Fifa.

Fecham o top 10 do ranking de julho a Suíça, que parou nas oitavas de final da Copa do Mundo ao ser eliminada pela Argentina na prorrogação e acabou perdendo três posições no ranking, e a França, que pulou do 17° para a décima colocação.

A Costa Rica, maior surpresa da Copa do Mundo ao se classificar como líder do “grupo da morte” formado por Inglaterra, Itália e Uruguai, e chegar às quartas de final sendo eliminada apenas nos pênaltis pela Holanda, subiu 12 posições e agora está em 16° lugar, à frente dos ingleses, que despencaram dez  posições e agora estão em 20°.

 

Confira os primeiros colocados do ranking pós-Copa
  • 1 – Alemanha: 1724 pontos (+1) 
  • 2 – Argentina: 1606 pontos (+3) 
  • 3 – Holanda: 1496 pontos (+12) 
  • 4 – Colômbia: 1492 pontos (+4) 
  • 5 – Bélgica: 1401 pontos (+6) 
  • 6 – Uruguai: 1330 pontos (+1) 
  • 7 – Brasil: 1241 pontos (-4) 
    Fonte: Uol
COMPARTILHAR

Comentários