Ação das cooperativas visa arrecadar lixo eletrônico e computadores que irão beneficiar instituições da cidade

O Dia C é uma iniciativa do Sistema Ocemg (Organização das Cooperativas do Estado de Minas Gerais) que, com o apoio e a participação efetiva das cooperativas, tem o objetivo de promover e estimular a integração das ações voluntárias de todas as cooperativas, cooperados, colaboradores e cidadãos, em um grande movimento de solidariedade cooperativista.

Em 2014, as cooperativas da cidade, Cocatrel, Cootec, Sicoob Copersul e Unimed se uniram para a realização de um projeto em prol da APAE e da ATREMAR (Associação Trespontana de Materiais Recicláveis). Trata-se da arrecadação de lixo eletrônico e também computadores em funcionamento que serão destinados para ambas instituições.

Para a APAE irão os computadores em funcionamento – o que acarretará na melhoria e agilidade de seu atendimento clínico, que por ser credenciado ao SUS, poderá atender cada vez mais pessoas de toda comunidade.

Para a ATREMAR será encaminhado o que for considerado lixo eletrônico e eles darão a destinação correta ao mesmo. Este lixo garantirá maior renda para a família dos 14 catadores, que hoje são associados à ATREMAR.

Para a concretização do objetivo almejado, as cooperativas já estão fazendo campanha junto à comunidade e também às empresas de Três Pontas e região.

Um dos parceiros do projeto é o Grupo Unis, que se comprometeu a inserir o desenvolvimento do sistema operacional que será utilizado pela APAE, como projeto da turma do 4o período do curso de Sistemas de Informação.

Sobre o Dia de Cooperar – carinhosamente chamado de Dia C – é um marco das atividades de promoção social do cooperativismo, em todo o País. Nascido em Minas Gerais, este ano foi cedido a todo o Sistema OCB. Trata-se de um projeto que encontra no princípio da intercooperação sua força para promover o voluntariado. Em sua 6a edição, o Dia C é anualmente comemorado no primeiro sábado do mês de setembro, este ano no dia 6.

No dia 6 de setembro, a partir de 9 horas da manhã, na Praça da Matriz, será realizada a entrega de tudo que foi arrecadado para as referidas instituições. Serão oferecidos serviços como aferição de pressão e glicemia para a comunidade e também haverá apresentação da banda formada pelos alunos da APAE. (Com assessorias)

Cooperar

COMPARTILHAR

Comentários