Foto: Arquivo Equipe Positiva

O dia 08 de dezembro, é do dia de Imaculada Conceição, um importante feriado da festa litúrgica da Igreja Católica. A afirmação da Imaculada Conceição de Maria pertence à fé cristã. É um dogma da Igreja que foi definido no século XIX, após longa história de reflexão e de amadurecimento.

Em milhares de cidades brasileiras é feriado, porém há exceções, caso de Três Pontas. As celebrações nas paróquias da cidade são solenes e o escritório paroquial da Matriz d’Ajuda está fechado nesta segunda-feira. De 2010 até 2013, a cidade comemorava a festa e fechava as repartições públicoas e os estabelecimentos comerciais. Em fevereiro deste ano a Câmara Municipal, votou uma lei que trata dos feriados municipais. Nela ficou estabelecida que os feriados religiosos seriam – Corpus Christi, o dia 23 de setembro, Aniversário de Morte de Padre Victor, Finados (02 de novembro e a Sexta-feira da Paixão. Além do feriado cívico, do Aniversário da Cidade, no dia 03 de julho. No mesmo projeto, os vereadores revogaram duas leis, entre elas, a que instituiu o feriado no Dia da Imaculada Conceição.

No sul de Minas, em 22 municípios é feriado e estão com comércio e repartições públicas fechadas.

O feriado

Imaculada Conceição de Maria significa que a Virgem Maria foi preservada do pecado original desde o primeiro instante de sua existência. Nascendo, há dois mil anos, na zona da Palestina, Nossa Senhora teve como pais São Joaquim e Santa Ana.
A maternidade divina de Maria é base e origem de sua imaculada conceição. A razão de Maria ser preservada do pecado original reside em sua vocação: ser Mãe de Jesus Cristo, o Filho de Deus que assumiu nossa natureza humana.

No Brasil existem cerca de 533 paróquias dedicadas à Virgem Imaculada. A primeira imagem chegou em uma das naus de Pedro Álvares Cabral. O culto à Imaculada Conceição no Brasil teve início na Bahia, quando Tomé de Souza chegou a Salvador trazendo uma escultura da santa. Ela foi protetora do nosso país no período colonial e foi proclamada Padroeira do Império Brasileiro por D.Pedro I. Já no despontar do século XX o título cedeu lugar a Nossa Senhora de Aparecida, que é uma antiga imagem da Imaculada Conceição encontrada nas águas do rio Paraíba do Sul.

COMPARTILHAR

Comentários