A Central de Recebimentos de Embalagens Vazias de Agrotóxicos de Três Pontas comemora nesta sexta-feira (18), o Dia Nacional do Campo Limpo. A Unidade abre suas portas para a comunidade, produtores rurais, moradores e estudantes para um dia inteiro de atividades, alusivas a conscientização da importância do recolhimento e devolução das embalagens de defensivos agrícolas usados nas lavouras de forma correta, fundamental a preservação do meio ambiente. A organização da festa é da Associação Regional dos Engenheiros Agrônomos (Area), Instituto Nacional de Processamento de Embalagens Vazias (inpEV) e pelo Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA).

A programação especial começará cedo, as 8:30 da manhã, com uma cerimônia oficial com a presença de autoridades municipais que irão destacar os excelentes resultados alcançados pelo programa brasileiro de destinação de embalagens vazias de defensivos agrícolas.

O cerimonial vai divulgar o nome do produtor rural homenageado pela Central. A Unidade reconhece todos os anos o comprometimento, parceria e agradecimento pela parceria.

Para manter o campo limpo, é necessário investir em educação e conscientização, estar em contato constante com todos os elos do sistema e também com as futuras gerações.

Por isto, alunos do 4º e 5º anos do ensino fundamental das redes municipal e particular, estão participando do concurso de desenho e redação com o tema: “A escola no desafio dos resíduos”, com premiações, sendo que os primeiros colocados das etapas locais de cada unidade de recebimento participam da etapa nacional dos concursos, que reconhecem os três melhores trabalhos em cada categoria.

Peça teatral mistura diversão e conscientização no evento nesta sexta-feira (fotos: Arquivo EP)

O que mais atrai os olhares e a atenção dos convidados, é a peça teatral do professor Glauber Adriano Reis e sua equipe que diverte a turma. Desta vez, o tema será “Os Guardiões do Planeta”.

O objetivo é contribuir para a formação da consciência de estudantes sobre direitos e deveres ambientais. Este ano, a campanha do Dia Nacional do Campo Limpo, traz na mensagem que todos precisam colaborar. “Quando cada um cumpre sua parte, temos muitos motivos para comemorar”! O Sistema Campo Limpo, referência mundial ao destinar de forma ambientalmente correta 94% das embalagens colocadas no mercado, só existe graças ao envolvimento de cada um dos elos dessa cadeia: agricultores, indústria fabricante, canais de revenda e poder público.

Na celebração do Dia Nacional do Campo Limpo 2017, a Central de Recebimento de Três Pontas comemora números positivos. Somente em 2017, 128.430 embalagens lavadas e as não lavadas são 11.320, somando 139.750 foram recolhidas. Desde quando foi inaugurada, em janeiro de 2002, foram recebidas 2.242.722 de embalagens lavadas e não lavadas foram 264.015, totalizando mais de 2.506.737 no total.

COMPARTILHAR

Comentários