Ninguém pode dizer que a desigualdade entre homens e mulheres não diminuiu, mas que ela ainda existe todos também sabem.

E é justamente esta diferença que foi debatida pelos participantes – autoridades, representantes de entidades da 1ª Conferência Municipal de Políticas para as Mulheres no Centro de Convivência do Idoso Lourenço Siqueira. Do encontro saíram sugestões para traçar diretrizes para criação de políticas públicas voltadas às mulheres de Três Pontas e que serão levadas à discussão estadual e federal e podem se transformar em projetos de leis.

O tema central foi “Mais direitos, participação de poder para as mulheres”. A presidente do

Valerinha é presidente do Conselho da Mulher em TP
Valerinha é presidente do Conselho da Mulher em TP

Conselho da Mulher em Três Pontas, a vereadora Valéria Evangelista Oliveira (PPS), é testemunha do que foi enfrentar as adversidades neste um ano que completa o Conselho. Ao falar com os convidados, destacou como positivo, a vinda do mamógrafo móvel e unidade móvel de atendimento às mulheres vítimas de violência, o Ônibus Rosa, informações através de palestras, seja de saúde, direitos, beleza, auto estima, segurança, estudo e divulgação da Lei Maria da Penha, caminhada com atos de gentileza, entre tantas outras ações que repercutiram na comunidade. “Foram 12 meses intensos, com acertos e avaliações em todas atividades realizadas”, informou. Fazendo justiça, agradeceu o olhar atento da Administração, citando o prefeito Paulo Luis Rabello (PPS) e o vice Érik dos Reis Roberto (PSDB), ligados as questões femininas, juntamente com a Secretaria de Assistência Social e outras que sempre são parceiras.

A esperança de Valerinha, é desconstruir a cultura de discriminação e garantir a igualdade social entre homens e mulheres e assim, construir uma sociedade mais justa, verdadeira e democrática, onde as mulheres ocupem os espaços políticos e de poder, proporcionalmente à presença  e ao papel na sociedade e passe necessariamente por novas articulações o Conselho de Defesa dos Direitos da Mulher, como um serviço a recorrer.

Uma entre tantas secretárias de Governo da Administração do marido, Maria de Fátima Carvalho Mendonça Rabello, afirmou que com a Constituição Federal de 1988, elas ganharam mais espaço e estão sendo mais ouvidas pela sociedade. Mas, abriu parênteses, para esclarecer que os direitos devem sair do papel para a realidade.

06O prefeito Paulo Luis Rabello (PPS), também falou, destacou a importância que as mulheres tem em seu mandato, sendo a maioria entre secretários e assessoras de governo. Cutucou ao registrar que em ano de eleição, os paraquedistas, prometem soluções, na saúde, educação e segurança e até a igualdade às mulheres. Porém, isto fica nos discursos. Mas sua gestão deixa de lado os discursos e parte para a prática. Minimizou a pressão que a presidente Dilma Rousseff (PT), dizendo que ela não é tão culpada assim como dizem, demonstrando que aqueles que a antecederam deixaram em um fardo pesado.

A Coordenadora do Centro de Referência Risoleta Neves de Atendimento à Mulher, CERNA em Belo Horizonte, Lúcia Helena Apolinário fez a palestra do encontro, destacando as políticas adotadas nos últimos anos, que segundo ela, avançaram.

A servidora Marita Duarte, integrante da equipe da Secretaria Municipal de Cultura, recitou o poema de Vinícius de Moraes, “Para Viver um Grande Amor” e a secretária Débora Andrade, que cantou de Roberto Calos, “Como é grande meu Amor Amo por Você”.

030102

Após debater e escolher as propostas, foram eleitos 7 delegadas que representarão o Município na Etapa Estadual. Foram elas:

Poder Público:

Titular: Marcela Lima Oliveira
Suplente: Teresina Maciente Costa Silva

Titular: Monalisa de Cássia Moreira
Suplente: Lilia Aparecida Pereira Nascimento

Sociedade Civil:

Titular: Ângela Caetano Machado
Suplente: Daniely Helena de Andrade

Titular: Ana Maria Tiso Fernandes
Suplente: Marilda Tiso Fernandes Corrêa

Titular: Sirlene Aparecida Amâncio Franklin
Suplente: Rosemar Mesquita Miranda

Titular: Patrícia Maria Oliveira
Suplente: Alessandra Vitar Sudério Penha

Titular: Valéria Evangelista Oliveira
Suplente: Melissa Chaves Garcia

COMPARTILHAR

Comentários