Foi carregando uma grande cruz de madeira, que fiéis e devotos do Venerável Padre Victor iniciaram na manhã desta segunda-feira (14), a última Novena pela Beatificação de Padre Francisco de Paula Victor.

O primeiro dia de peregrinação e penitência contou com a presença do bispo da Diocese da Campanha, Dom Diamantino Prata de Carvalho, que acompanhou a procissão e celebrou ao lado dos padres Ednaldo, Rogério, Guilherme e Mateus, o primeiro dos três horários de missas na Matriz Nossa Senhora D’Ajuda, as 5 horas da manhã.

Trespontanos acordaram cedo, mantendo a tradição de participarem da novena em preparação a Festa de Padre Victor
Trespontanos acordaram cedo, mantendo a tradição de participarem da novena em preparação a Festa de Padre Victor

A primeira das nove velas que ficam no altar foi acessa no início da celebração. Dom Diamantino iniciou a celebração pedindo que os fiéis sigam o exemplo do Venerável que caminhava e galopava com espírito de penitência e esperança de que Deus está conosco.

A frente do altar durante todos os estes dias está a caixa de pedidos. As pessoas podem fazer suas intenções. Elas serão queimadas no último dia da novena, no dia 22 de setembro, na véspera dos 110 anos de morte do Beato Eleito.

Durante a homilia, Dom Diamantino lembrou que exaltar a cruz, é exaltar a Jesus Cristo, porque nela foi revelado o máximo amor de Deus pela humanidade. Assim, como Padre Victor, que enfrentou e carregou suas cruzes, venceu e está prestes a ser elevado a honra dos altares.

Nos nove dias de preparação a Festa do Aniversário de Morte do Venerável, a Igreja tem como gesto concreto arrecadar alimentos não perecíveis que podem ser entregues durante as missas – as 5 h,15 h e 19 horas –  ou na Associação Padre Victor. Eles são repassados às famílias carentes cadastradas na Paróquia.

Beatificação deve ser confirmada às 16 hs

06

Dom Diamantino explicou em entrevista à Equipe Positiva, que o horário da beatificação no dia 14 de novembro deve ser confirmado pelo Vaticano para as 16 horas. O cardeal Ângelo Amato que representará o Papa Francisco desejava que a celebração fosse de manhã, mas a Diocese sinalizou que o horário melhor seria a tarde e aguarda resposta vinda de Roma. O Bispo acredita que facilitaria a chegada dos devotos de todas as partes do Brasil, se a missa for realizada a tarde, como já divulgado no Aeródromo Municipal Leda Mello de Rezende.

Sobre os preparativos para a cerimônia, Dom Diamantino disse que os preparativos estão acelerados, que o Governo de Minas juntamente com a Diocese, a Paróquia e a Prefeitura estão trabalhando juntos para garantir uma estrutura adequada aos devotos de Padre Victor. “A gente pensa em uma festa simples, assim como Ele foi, mas de forma organizada”, descreveu.

Em 2015 o tema da Festa é “Padre Victor, chamado à Santidade” e o lema “Sede santos porque o Senhor é Santo”.

VEJA A PROGRAMAÇÃO COMPLETA DA FESTA

COMPARTILHAR

Comentários