Por InteraCursos Unidade Tres Pontas

Nos dias 24 e 25 de outubroserá realizado o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e a InteraCursos Unidade Tres Pontas, juntamente com seus professores, manterá os leitores da Equipe Positiva sempre informados sobre os principais pontos da prova, desde o dia de sua realização até a divulgação do resultado final.

7.746.118, esse é o número de inscritos que farão o ENEM/2015, a segunda maior prova de acesso ao ensino superior do mundo, ficando atrás somente do exame gaokao, realizado na China, que em 2015 superou os 9 milhões de inscritos.Lá, os estudantes tem apenas uma chance de acesso à educação superior, diferente do Enem aqui no Brasil, que pode ser prestado várias vezes.

O Sudeste do Brasil é a região com maior número de inscritos, 2,8 milhões, seguido pelo Nordeste com 2,4 milhões, Sul (915 mil), Norte (817 mil) e Centro-Oeste (702 mil).

A edição 2015 é a primeira vez de 2.525.080 participantes; outros 5.221.038 repetem o exame.

Horário de abertura dos portões

Os portões dos locais de prova ficarão abertos das 12h às 13h nos mais de 1.700 municípios que sediarão o Exame. Os testes terão início às 13h30min. Em todos os lugares será levado em conta o horário oficial de Brasília/DF.

Nesta edição do exame, os cartões estão disponíveis exclusivamente pela internet. O cartão apresenta os dados do participante — nome, CPF, número de inscrição, opção de língua estrangeira (inglês ou espanhol), necessidade de atendimento especializado ou específico (se houver) e indicação de solicitação de certificação do ensino médio (se for o caso), além de data, hora e local de realização das provas.

Os inscritos no exame deste ano têm acesso ao cartão de confirmação na Página do Participante. É necessário informar CPF e senha para visualizar e imprimir o documento. Quem esqueceu a senha pode recuperá-la na mesma página. Basta informar o CPF e a data de nascimento. Uma nova senha será encaminhada por e-mail ou mensagem no telefone celular (SMS).

Além da vaga na educação superior e em programas do Governo Federal, 867.968 participantes do Enem buscam a Certificação do Ensino Médio.

As Provas

Os participantes farão quatro provas objetivas, cada uma com 45 questões de múltipla escolha e uma prova de redação. No sábado, 24 de outubro, serão realizadas as provas de ciências humanas e suas tecnologias e de ciências da natureza e suas tecnologias, com duração de 4 horas e 30 minutos, contadas a partir da autorização do aplicador. No domingo, 25, será a vez de linguagens, códigos e suas tecnologias, redação e matemática e suas tecnologias, com duração de 5 horas e 30 minutos.

O que levar no dia da prova?

Em ambos os dias os candidatos devem levar ao local de prova do Enem 2015 um documento original de identificação com foto: carteira de identidade (RG), carteira de trabalho (emitida após 27 de janeiro de 1997), certificado de dispensa de incorporação, certificado de reservista, passaporte e carteira nacional de habilitação (CNH).

Também é válido lembrar que só serápermitida a utilização de caneta preta, confeccionada de material transparente.

Por isso, fique atento as nossas publicações na Equipe Positiva para Você ficar por dentro de tudo que acontece em relação ao ENEM.

Fonte: InteraCursos Unidade Tres Pontas

 Rua Prefeito Olinto Reis Campos nº 104, Centro – Três Pontas/MG

Tel: (35) 3266-1397 / 9923-1407 E-mail: [email protected]

COMPARTILHAR

Comentários