Por InteraCursos/Três Pontas

No ano passado, publicamos nesta coluna uma matéria sobre o anúncio do governo federal sobre a suspensão temporária dos concursos públicos”, fato este que deixou os concurseirosna época com muitas dúvidas e incertezas.

Pois bem, como prevíamos naquela oportunidade, nada mudou, pelo contrário, os concursos continuam saindo, ou seja, mesmo que o corte anunciado pelo governo ainda não tenha sido efetuado, os concursos continuam saindo do mesmo jeito.

Diante disso, quem pretende concorrer a uma vaga no serviço público deve focar nos estudos, pois listamos abaixo os 10 concursos mais cobiçados neste ano, confiram:

1º – INSS

O concurso do INSS já está com inscrições abertas. As 950 oportunidades oferecidas já movimentam o início de ano dos concurseiros, tendo em vista que a prova já acontece em maio. O concurso é nacional com vagas para os estados do Acre, Alagoas, Amapá, Amazonas, Bahia, Ceará, Espírito Santo, Goiás, Maranhão, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Pará, Paraíba, Paraná, Pernambuco, Piauí, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Rondônia, Roraima, São Paulo, Sergipe, Tocantins, e no Distrito Federal. Há vagas de nível superior para analista do seguro social e a formação exigida é em serviço social. De nível médio são 800 vagas para técnico do seguro social.

2º – IBGE

Com salários de até 9,3 mil reais e 600 vagas, o concurso do IBGE recebe inscrições até o dia 28 de janeiro e é outro concurso de destaque em 2016. São 90 vagas para cargos de analista de planejamento, gestão e infraestrutura em informações geográficas e estatísticas e 50 para tecnologista em informações geográficas e estatísticas, funções que exigem curso superior. As vagas são para os estados do Amazonas, Amapá, Bahia, Espírito Santo, Goiás, Mato Grosso, Maranhão, Minas Gerais, Pará, Pernambuco, Piauí, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul, Santa Catarina e São Paulo. Outras 460 oportunidades são para técnico em informações geográficas e estatística, direcionadas para quem tem nível médio, divididas entre diversas cidades do Brasil.

3º – BANCO DO BRASIL

Com a autorização do concurso do Banco do Brasil, a expectativa para a área bancária é muito grande. A previsão é que o concurso com oportunidades para escriturário ocorra ainda no primeiro semestre deste ano, levando em conta que a última seleção feita pelo banco para lotação em estados do Nordeste teve 153.286 inscritos para 860 oportunidades.

4º – MINISTÉRIO PÚBLICO DO RIO DE JANEIRO

Sem estarem ameaçados pela reforma do governo, os órgãos estaduais seguem fazendo seleções. O Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro afirmou ao longo de todo o ano de 2015, que, caso o concurso não fosse realizado o mais breve possível, o órgão poderia parar, pois a carência de pessoal é enorme. Também há previsão de concurso para selecionar promotores para os estados de Pernambuco e Roraima.

5º – TRIBUNAIS REGIONAIS DO TRABALHO

Sete concursos para juiz do trabalho estão previstos em 2016, e também devem ter concorrência acirrada. Oportunidades são para São Paulo (2ª Região), Fortaleza (7ª Região), Distrito Federal (10ª Região) Santa Catarina (12ª Região) João Pessoa (13ª Região), Espírito Santo (17ª Região). Para analista e técnico do TRT também há previsão de centenas de vagas em São Paulo, Fortaleza e Campinas (15ª Região), com destaque para esta última que terá cerca de 900 oportunidades.

6º – TRIBUNAIS REGIONAIS FEDERAIS

Um concurso que terá provas em 2016 é o concurso de juiz federal no Tribunal Regional Federal da 3ª Região (Mato Grosso do Sul e São Paulo). O Tribunal Regional Federal da 2ª Região, que engloba as regiões do Rio de Janeiro e do Espírito Santo, está buscando a autorização para um novo concurso. O último foi em 2011 e, desde então, muitas vacâncias já ocorreram e precisam ser preenchidas.

7º – TRIBUNAIS DE JUSTIÇA

Os concursos dos tribunais no país não param, com no mínimo uma prova por mês em cada estado. Analistas e técnicos serão selecionados por Tribunais de Justiça de seis estados: Alagoas, Mato Grosso, Paraíba, Pernambuco, Tocantins e Roraima. Em São Paulo, concurso de nível médio para oficial de Justiça em São Paulo, já foi autorizado, com 73 vagas.

8º – POLÍCIA FEDERAL

Responsável pelos concursos mais cobiçados, aguardados e concorridos na área de segurança pública, a Polícia Federal pode ter concurso em 2016 para os cargos de delegado e perito. A seleção pode ser realizada em caráter de exceção, mesmo com a suspensão de concursos federais, pois o último concurso que ofereceu oportunidades para os dois cargos teve mais de 80 mil inscritos, sendo 35.800 candidatos para as 100 vagas de perito e 46.633concurseiros para as 150 vagas de delegado que foram abertas, na época.

9º – DEFENSORIAS PÚBLICAS

Neste primeiro semestre, Amapá, Acre e Espírito Santo têm concursos previstos para o cargo de Defensor Público. No Amapá, serão 57 vagas e salários de 11 mil reais oferecidos.

10º – EMATER/MG

Com Edital publicado, a Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Minas Gerais (EMATER) tornou pública a abertura de concurso voltado ao provimento de 100 vagas em diversos cargos de níveis médios e superior sob-regime jurídico de contratações da CLT.

Dicas da InteraCursos

Primeiramente você deve escolher um bom cursinho preparatório com professores especialistas em bancas de concursos públicos.

Em segundo, o que lhe auxiliará nos estudos a esses e quaisquer outros concursos, é que você tenha uma boa base nas principais matérias cobradas em qualquer concurso em que você for fazer que são: Português, Matemática, Raciocínio Lógico, Direito Administrativo, Direito Constitucional e Informática.

Como dito antes, essas disciplinas são cobradas em qualquer concurso, desse modo, investir em um curso preparatório com o conteúdo voltado para essas disciplinas, lhe garantirá uma preparação de alto nível, seja para concursos de nível fundamental, médio ou superior.

Em nossa unidade InteraCursos/Três Pontas, além dos cursos específicos para os Editais em aberto e previstos, oferecemos o curso “Módulo Básico Para Concursos”, fundamental para aqueles que pretendem se preparar para qualquer concurso que queira fazer, e os resultados de nossos alunos tem sido cada vez mais satisfatório(clique aqui e veja nossa lista de aprovados em uma matéria já publicada pela Equipe Positiva).

Em terceiro, tenha disciplina. Foco é arma fundamental para quem almeja uma vaga no serviço público.

Adicione nossa página no facebookInteraCursos Unidade Três Pontase fique por dentro destes e de tudo que acontece no mundo dos concursos.
 Fonte: InteraCursos Unidade Três Pontas

Rua Prefeito Olinto Reis Campos nº 104 Centro, Três Pontas/MG – CEP: 37.190-000

Tel.: (35) 3266-1397 / 9-9923-1407 / E-mail: [email protected]

COMPARTILHAR

Comentários