*Cartório deve apurar votos primeiro de Três Pontas e depois de Santana da Vargem

O Cartório Eleitoral está com toda a sua estrutura pronta para amanhã, domingo, dia 02 de outubro, quando os eleitores vão às urnas elegerem vereadores e prefeito para o mandato 2017-2020.

Como em todos os anos, os trespontanos devem votar cedo. A maioria prefere exercer a cidadania nas primeiras horas e por isto, neste horário deve haver filas em vários locais de votação. Para exercer a cidadania, junto com o título de eleitor, é preciso apresentar um documento oficial com foto.

Em 2016, há 43.408 eleitores aptos a votarem em Três Pontas, distribuídos em 129 seções que estão em 16 locais, a maioria em escolas estaduais e municipais. As mudanças são que a Escola Municipal Professora Nilda Rabelo Reis, no Caic e a Creche Pedacinho de Céu no bairro Cohab Ouro Verde, vão abrigar seções eleitorais, a partir deste pleito. O maior colégio eleitoral continua sendo a Escola Estadual Deputado Teodósio Bandeira, com 6.029 eleitores. O Cartório aproveita para informar que não procede a notícia de que seções eleitorais do “Estadual” foram transferidas. Elas permanecem nos locais de costume.

Os mesários devem chegar às seções antes das 7 horas, horário que começa a serem impressos zerézima, documento que comprova que a urna está vazia e não há nenhum voto para nenhum candidato.

Esta será também a primeira vez, que a apuração vai acontecer no novo prédio do Cartório Eleitoral, fora das dependências do Fórum Dr. Carvalho de Mendonça, localizado na Rua Santana, em frente a sede do Ministério Público. Todo o quarteirão será isolado e a segurança reforçada pela Polícia Militar.

Segundo a Chefe do Cartório Eleitoral Maria Rosa Guimarães Miari (foto) primeiro são apurados osDSC00560 votos de Três Pontas e em seguida Santana da Vargem, já que as urnas do município vizinho que pertence a 273ª Zona Eleitoral demoram mais para chegar. A expectativa é que até as 20 horas, se não houver nenhum problema, tudo já esteja apurado e os dois municípios já conheçam seus prefeitos e vereadores.

De acordo com o comandante da 151ª Companhia de Polícia Militar Tenente Bruno Neves Tavares, todo local de votação terá um PM responsável durante todo o dia, além de ter militares que irão escoltar o translado das urnas ao Cartório Eleitoral. O 24º Batalhão de PM de Varginha irá reforçar o efetivo em Três Pontas e Santana da Vargem, buscando garantir que a votação, apuração e a festa dos eleitos seja tranquila e ordeira. Não faltará rigor às determinações que foram tomadas, que segundo Tenente Bruno, serão fundamentais neste domingo. Não será permitido o uso de fogos de artifícios em locais onde houver a aglomeração de pessoas. Fogos e rojões nem pensar, porque colocam em risco a integridade das pessoas. Quem for flagrado será preso em flagrante e conduzido para a Delegacia de Polícia Civil.

Uma Resolução conjunta da Secretaria de Estado de Segurança Pública de Minas Gerais, com os órgãos de defesa social, proíbe de 6 horas da manhã as 18:00 horas, a venda, distribuição e o fornecimento de bebidas alcoólicas por causa das Eleições, em bares, boates, hotéis, restaurantes, lanchonetes, clubes recreativos, salões de festas, quiosques e demais estabelecimentos comerciais.

COMPARTILHAR

Comentários