Denis Pereira – A Voz da Notícia

A Associação Comercial e Agro Industrial de Três Pontas (ACAI-TP), realizou na noite deste sábado (14), a 15ª Festa de Confraternização Empresarial no Espaço Pedro Buffet. Além da entrega da premiação do Mérito Empresarial 2013, convidados curtiram o grande show de Emmerson Nogueira.

Os homenageados foram Adalindio Eduardo Pontes e Paulo Márcio Mesquita das empresas TDI Máquinas Agrícolas e Lagotela, respectivamente.

Algumas autoridades participaram desta noite especial de confraternização anual dos associados – o presidente da Câmara Sérgio Eugênio Silva, a juíza Dra. Raissa Figueiredo Monte Raso e os delegados de Polícia Civil Andrey Michel Alves Leite, Roberto Alves Barbosa Júnior e João de Almeida Guedes.

Criado em 1994, o Mérito Empresarial representa o reconhecimento de um trabalho, do empreendedorismo e da contribuição de pessoas com sua determinação, talento e dedicação tem contribuído para o desenvolvimento econômico e crescimento de Três Pontas. A homenagem, como em todos os anos anteriores, ocorreu primeiramente na cidade de Belo Horizonte no dia 25 de outubro quando o empresário Adalindio Eduardo Pontes recebeu da – Federação das Associações Comerciais e Empresariais do Estado de Minas Gerais (Federaminas), a medalha do Mérito Empresarial de 2013. No evento, o empresário esteve acompanhado por familiares e amigos, além do presidente da Associação Comercial Michel Renan Simão Castro.

DSC04337-001Adalindio Eduardo Pontes tem 53 anos é natural de Santa Cruz (RN). Em 1970, o pai mudou se com a família para o estado de Goías onde moraram até 1980 quando foi para o serviço militar em Araguari, após o término do serviço militar ficou morando em Uberlândia, passou a trabalhar na empresa Transcol onde ficou até 1985, quando foi para o grupo Martins, onde exerceu várias funções nas cidades de Uberlândia, Fortaleza e Manaus. Após deixar o Grupo Martins em Manaus, retornou para Uberlândia onde morou em 2003. Neste mesmo ano ao conhecer a Expocafé em Três Pontas pela TDI Máquinas Agrícolas decidiu mudar para a Capital Mundial do Café e com o apoio dos irmãos Abdias e Manoel abriram a filial da empresa na cidade onde atua como gerente regional. Para ele, foi uma grata surpresa e uma satisfação enorme receber este reconhecimento aumentando ainda mais a responsabilidade e o compromisso com a cidade que o recebeu junto com sua família de braços abertos. Ao lado da mãe Dona Dionila Ferreira Pontes, ele agradece o apoio que recebe dos colaboradores e amigos da TDI Máquinas Agrícolas que fabrica implementos e máquinas para a cafeicultura.

Outra empresa homenageada foi a Lagotela de Paulo Márcio Mesquita. Pelo quarto ano a diretoria da ACAI indica o “Empresário ou Empresária Revelação”. Dentre os muitos nomes de destaque em Três Pontas, todos empreendedores e bem sucedidos em seus segmentos.

Paulo Márcio da Lagotela recebe o prêmio empresa Revelação 2013
Paulo Márcio da Lagotela recebe o prêmio empresa Revelação 2013

Paulo Márcio Mesquita, nasceu em Três Pontas em 1958 e fundou a Lagotela em 1984, juntamente com dois sócios que em 1990 deixaram a sociedade. A empresa iniciou suas atividades, atuando no ramo de fabricação de telas e serralheria. A partir de 1996 iniciou a alocar equipamentos para a construção civil. Em 2010 passou a integrar a Rede Belgo Cercas e Cia, especializada na distribuição e instalação de materiais para cercamento e conta com lojas em Três Pontas, Varginha, Pouso Alegre e está inaugurando em Campinas. Realizou obras em 10 estados brasileiros, para prefeituras, shopping centers, aeroportos, indústrias e estádios de futebol. Prestes a completar 30 no mercado trespontano, o filho do empresário Miller Scatolino Mesquita foi quem agradeceu a homenagem e dedicou o prêmio à família que diariamente trabalha ano estabelecimento e aos 82 funcionários, alguns com mais de 15 anos de casa.

O presidente Michel Renan Simão Castro falou rapidamente durante a solenidade de entrega dos prêmios, destacando o apoio que vem recebendo dos associados, da diretoria e da comunidade que tem participado ativamente do seu mandato. Durante o ano de 2013, a ACAI realizou eventos relevantes lembrados pelo mestre de cerimônia Francisco Cândido. Palestras de técnicas e motivacionais. Cursos do Pronatec (Senac), Gratuidade (Senac), Planteq (SET- Governo de Minas Gerais) e vários treinamentos técnicos e de capacitação profissional. BDMG, Sebrae, Senac, Sest/Senat, Unimed e Federaminas foram grandes parceiras. Os atendimentos realizados foram do SCPC, Serasa, Unimed, medicina do trabalho e Consultoria Administrativa e Jurídica. O resultado deste trabalho são 12 mil alunos capacitados, treinados e orientados, 36 mil assistências na gestão e recuperação de crédito, 380 novos empreendedores orientados e 130 novas empresas individuais e micro empresas.

Com 77 anos de história a Associação Comercial e Agro Industrial de Três Pontas, o momento difícil vivido, como muitos outros também já foram, as dificuldades exigem a derrubada de certezas e, ao mesmo tempo, superação de incertezas. Novos paradigmas se constroem atendendo necessidades com inovações. Além de empresário do ramo industrial, rural e de serviços, onde gera riqueza e muitos postos de trabalho, empenha-se, solidariza e tenazmente, na condução de uma organização que pretende a defesa e valorização do comércio, colocando seu conhecimento e sabedoria a serviço do empresário trespontano. Michel Renan foi homenageado com uma placa entregue pelos membros da diretoria.

No palco principal subiu em seguida o cantor, compositor, instrumentista e produtor musical Emmerson Nogueira. Mineiro de Belo Horizonte, mas residente em São João Nepomuceno, Emmerson, tornou se conhecido internacionalmente pelo seu projeto Versão Acústica em 2008 que reúne releituras de clássicos do Rock Internacional. Em 2012, em parceria com a Sony Music Brasil, criou a Versão Acústica Records.

No fim da noite, ainda teve muito samba e pagode com os meninos do Camisa 10 no segundo ambiente.

COMPARTILHAR

Comentários