Na quinta-feira (7), a Prefeitura Municipal de Três Pontas, através da Secretaria Municipal de Agropecuária, promoverá o Encontro de Produtores Rurais para discutir o Combate à Tripanossomose Bovina. O evento começará às 19h na Câmara Municipal de Três Pontas, e contará com uma palestra ministrada pelo médico veterinário Alexandre Faria Lima.

A doença também foi tema do 1º Encontro de Produtores Rurais, realizado no dia 21 de março na Câmara Municipal de Passos-MG. O evento, de iniciativa do deputado estadual Emidinho Madeira, teve como objetivo discutir e dar encaminhamento ao combate da Tripanossomose Bovina, doença esta que teve o primeiro caso registrado na região de Passos em 2015. Até o momento estima-se que já morreram mais de 4.000 cabeças de gado na região sul e sudoeste de Minas, lembrando que muitos casos não são registrados e não chegam ao conhecimento das autoridades competentes.

Também foram discutidos diversos temas, como a dificuldade na importação e aquisição dos medicamentos que combatem a doença, medidas de prevenção a serem tomadas pelos produtores e medidas a serem tomadas para que os órgãos competentes sejam notificados sobre a doença.

O médico veterinário Alexandre Faria Lima participou dos debates representando a cidade de Três Pontas, onde se inteirou da gravidade da situação, e assim entendeu a necessidade de difundir essas informações adquiridas para os produtores rurais do nosso Município, e demais profissionais que trabalham com esta área. Este é o principal objetivo da reunião agendada para esta quinta na Câmara Municipal de Três Pontas: uma efetiva ação de informação e prevenção da doença no município.

Vale ressaltar que o Ministério da Agricultura autorizou a importação de um novo medicamento, que estará disponível em três meses, para o combate à doença. O superintendente técnico da FAEMG, Altino Rodrigues, comentou a importância da compra: “Temos uma mortandade e os medicamentos disponíveis no Brasil não estão surtindo efeito. A importação é de extrema importância” – disse.

O Encontro de Produtores Rurais de Três Pontas é aberto a todos que têm interesse em manter essa doença longe do gado trespontano.

(Assessoria de Imprensa – PMTP)
(com colaboração de Jaqueline Ezequiel)

Comentários