A cidade de Três Pontas está ganhando a Escola do Legislativo e para a sua inauguração nesta quinta-feira (04), a Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), promoveu durante todo o dia o “Encontros com a Política” que reuniu autoridades do Poder Executivo municipal e principalmente vereadores e servidores do Poder Legislativo da região. Os convidados foram estudantes, universitários, profissionais da educação, lideranças e membros da comunidade que terão papel fundamental na Escola do Legislativo.

Os ciclos de palestras chamados abriram a manhã de trabalhos, antecedendo a inauguração da Escola do Legislativo de Três Pontas. Para debater e mostrar o fato histórico para o Município, professores da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), do Tribunal de Contas do Estado de Minas Gerais (TCEMG) e do Senado Federal, registram suas presenças: o Presidente da Associação Brasileira das Escolas do Legislativo e de Contas (Abel) e Diretor Executivo da Gráfica do Senado Federal, Dr. Flórian Augusto Coutinho Madruga; o Mestre em Direito Público, Consultor da ALMG e Professor da Escola do Legislativo, Antônio José Calhau de Resende; a Diretora da Escola de Contas e Capacitação do Tribunal de Contas do Estado de Minas Gerais, Dra. Natália Raquel Ribeiro Araújo, a Diretora e Coordenadora da Escola do Legislativo de Pouso Alegre (Regional Sul), Madu Macedo e o Coordenador da Escola do Legislativo de Monte Sião, Lucas Silvério Medau Dias.

O primeiro ato foi uma Mesa Redonda coordenada pelo coordenador da Escola do Legislativo de Monte Sião, Lucas Silvério Medau Dias. Vereadores trespontanos, servidores municipais, professores, estudantes das esferas municipal, estadual e da rede particular de ensino, souberam a importância da Escola do Legislativo e sua missão perante a sociedade.

01

A abertura contou a presença de autoridades locais e de cidades vizinhas. Por incrível que pareça, nem todos os vereadores de Três Pontas compareceram a um dos momentos mais importantes da história do Poder Legislativo. Prestigiaram a Câmara – o prefeito Paulo Luis Rabello e o Vice-Prefeito Erik dos Reis Roberto. No Plenário acompanharam os primeiros passos da iniciativa membros das câmaras municipais de Santana da Vargem, Varginha, Três Corações e Santa Rita de Caldas e ainda membros da Faculdade de Direito de Varginha (Fadiva), da Faculdade Três Pontas (Fateps), Superintendência de Ensino de Varginha e Rotary Club de Três Pontas, dentre outros.

A tarde os trabalhos foram reabertos com Professor Antônio Calhau. “O Papel do Vereador e os Princípios da Administração Pública” foi o tema abordado pelo palestrante mestre no assunto. De acordo com Calhau, a ALMG foi a primeira do Brasil, a pioneira a formar a Escola do Legislativo, em 1992 e a colocar em funcionamento em 1994. Já são 20 anos de trabalhos voltado a sociedade civil. “Não somos uma instituição fechada e não apenas aos servidores, dialogamos e interagimos com a comunidade, promovemos seminários, ciclos de estudos, um espaço de reflexão democrática”, ilustrou Calhau.

Em seguida, o Doutor em Ciências Sociais, Professor de Direito da PucMinas, Analista Legislativo da ALMG e Professor da Escola do Legislativo, Dr. Guilherme Wagner Ribeiro, falou sobre os “Princípios do Processo Legislativo”.

A inauguração aconteceu a noite, também no Plenário Presidente Tancredo Neves.

03
Vereadores participam do ciclo de palestras da ALMG
02
Vereadores e palestras convidados no Plenário Presidente Tancredo Neves
04
Público pequeno mas atento as informações sobre a Escola do Legislativo
COMPARTILHAR

Comentários