*Lançamento do PJ em Três Pontas está previsto para a próxima quinta-feira

A Câmara Municipal de Três Pontas, através de sua Escola do Legislativo “Professora Maria Rogéria de Mesquita – Dona Rogéria” iniciou os preparativos para a realização do Parlamento Jovem Minas em Três Pontas para a edição de 2018. As inscrições das escolas e estudantes vão até a próxima sexta-feira (09).

Este ano o projeto trabalhará o tema “Violência contra as Mulheres” com três subtemas: violência doméstica e familiar; violência nos espaços institucionais de poder; violência e assédio sexual.

O lançamento do PJ em Três Pontas já está previsto para quinta-feira, dia 08 de março às 18h30 horas no Plenário da Câmara Municipal. As oficinas e encontros também já estão com data marcada e será na semana seguinte ao lançamento, no dia 14 de março, das 17:15 às 18:30, as quais se estenderão até por volta do dia 30 de novembro, quando o ano será encerrado e serão entregues os certificados de conclusão do PJ. A Plenária Municipal, onde serão debatidas e definidas as propostas dos jovens participantes do Município está prevista para o dia 20 de junho. Em seguida será a vez da fase regional (Plenária Regional), que está prevista em dois momentos. No primeiro dia 03 de agosto, sexta-feira na Unifal – Campus Varginha e no segundo momento para o dia 15 de agosto, no Plenário da Câmara Municipal de Três Corações.

Após a fase regional, os jovens de todos os cantos de Minas Gerais se encontrarão na Plenária Estadual, na Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) Belo Horizonte entre os dias 19 e 21 de setembro. Serão escolhidas as principais propostas elaboradas pelos jovens participantes. Elas farão parte do documento final que será entregue à Comissão de Participação Popular da ALMG e servirá para alterar atuais leis ou até mesmo gerar novas propostas sobre a violência contra a mulher.

O tema para 2018 foi definido pelos próprios participantes que integraram o Parlamento Jovem Minas em 2017, a partir de uma votação realizada dentro das atividades da fase estadual em Belo Horizonte, em setembro do ano passado.

O projeto

O Parlamento Jovem de Minas é um projeto realizado pela Assembleia Legislativa do Estado (ALMG) em parceria com a PUC/Minas e é desenvolvido em Três Pontas pela Câmara Municipal, através da Escola do Legislativo. No ano passado, o tema foi “Educação Política nas Escolas”.

Em 2014, apenas quatro municípios da região participaram do PJ – Monte Sião, Pouso Alegre, Santa Rita de Caldas e Carvalhópolis. Em 2015, outros sete municípios do Sul de Minas integraram o projeto: além de Três Pontas, Machado, Ouro Fino, Extrema, Ipuiúna, São Lourenço e Itajubá e ao todo foi realizado por 40 municípios. No ano de 2016, foram 46 cidades, e o Parlamento Jovem foi subdivido em quatro pólos: Sul de Minas I, II, III e IV. Três Pontas ajudou as cidades de Santana da Vargem, Três Corações e Varginha, a ingressarem no projeto e compor o Pólo Sul de Minas III.

Ano passado, o Pólo Sul de Minas III continuou crescendo, com o ingresso de Lavras e já é realidade em 65 localidades. Em 2018 várias outras cidades aderiram ao PJ, totalizando cerca de 90 cidades. A novidade chegou nas Câmaras de Alfenas e Nepomuceno.

Os responsáveis pela Escola do Legislativo em Três Pontas afirmam que nestes três primeiros anos participando do programa, todos os objetivos com os estudantes foram alcançados. Os motivos que justificam o resultado positivo são – o aperfeiçoamento do conhecimento sobre política; o despertar para a cidadania e em especial a aproximação do Poder Legislativo e também do Poder Público em geral. “Queremos alcançar o máximo de estudantes, monitores e parceiros e mobilizar muito mais nosso município. O Parlamento Jovem é um grande programa educacional e de propósitos democráticos, favorecendo o desenvolvimento da cidadania”, afirmou o presidente da Escola e vereador Maycon Douglas Vitor Machado (PDT).

A Escola tem como diretor o procurador do Poder Legislativo Dr. Guilherme Ribeiro de Oliveira e o assessor é Carlos Castro.

COMPARTILHAR

Comentários