Por Marcos Venicio de Mesquita

 Já comentamos recentemente sobre o Assédio Moral, seus conceitos, características, assédio moral ascendente e assédio moral descendente. Mas existe também o assédio moral organizacional, que tem praticamente as mesmas características do assédio moral.

Assédio moral organizacional, via de regra, acontece nas dependências da empresa, em reuniões habituais, na presença de outros funcionários, onde aquela pessoa que preside ou dirigi as respectivas reuniõesdispensa tratamento desrespeitoso a um funcionário, como por exemplo: se referir aos funcionários como “lixo”, ficar divulgando em horários intercalados que o funcionário  “não cumpriu a meta do mês”, dizer frases como se  “não tem interesse, avise que eu coloco alguém competente para fazer”.

O assédio moral organizacional é caracterizado pelo uso de métodos de gestão que, a pretexto de aumentar a produtividade acabam, em detrimento da dignidade do trabalhador, causando intimidação, humilhação, constrangimento e medo de perda do emprego.

Ainda que possam ser exigidas metas dos empregados como método de eficiência do trabalho, por se inserir no poder diretivo do empregadore ser prática usual em um sistema capitalista, o empregador não pode encarar o trabalho como simples mercadoria, nos termos da Constituição da OIT- Organização Internacional do Trabalho- devendo abrir margem para eventuais não cumprimentos das metas, ante as especificidade do trabalhador e das condições de mercado.

O empregador deve ter a consciência de que seu melhor investimento é o funcionário. O empregador bem sucedido é aquele que investe e capacita seu funcionárioe a cada dia melhore as condições de trabalho na sua empresa.

Faça valer seus direitos. Procure um advogado de sua confiança ou procure o sindicato da sua categoria.

Fonte: Legislação Brasileira, Ministério do Trabalho, CLT, TRT, TST

Website: http://mesquitaelopesadvocacia.jusbrasil.com.br/publicacoes

Marcos Venício de Mesquita – Advogado

Rua Prefeito Olinto Reis Campos nº 104 Três Pontas/MG

Rua Wenceslau Braz nº 763 1º andar, Varginha/MG

Tel.: (35) 3266-1397

Clique aqui e curta nossa página no Facebook

 

COMPARTILHAR

Comentários