Assista o vídeo com a reportagem completa

Os alunos do segundo ano do ensino médio da Escola Estadual Professor Jacy Junqueira Gazola, tiveram uma aula diferente nesta quinta-feira (28). Ela não foi ministrada pelos professores, mais por alguns dos estudantes do 2º A que fizeram a apresentação do tema “Segunda Guerra Mundial”. A proposta da professora de História, Rosiari de Oliveira Carvalho foi fazer apresentações dinâmicas interativas e objetivas, abordando temas pouco conhecidos pela maioria das pessoas. A Segunda Guerra Mundial é um tema importante. Mas, nem sempre o jovem consegue absorver todo o ensinamento de um fato histórico.

A iniciativa teve aprovação e apoio imediato da direção da Escola Jacy Gazola. O estabelecimento educacional, tem se destacado pelo incentivo às atividades extra classe, avaliações, concursos e disputas com a participação de seus alunos.

Rosiari de Oliveira disse que o fundamental foi a inversão dos pais. A pesquisa feita pelos estudantes que ela acompanha desde o ano passado, proporcionou conhecimento não apenas a eles, mas também a ela. “Eles compraram e muito bem esta ideia que eu tinha e ficam muito interessados. Tanto é que o objetivo foi alcançado,” elogiou a professora.

E eles estão com o assunto na ponta da língua. O conhecimento que adquiriu sobre a Guerra Mundial só veio agora com este trabalho, que foi de busca ao invés por ele próprio, ao invés de ser imposto, afirma o aluno Vinícius Miguel de 17 anos. Ele soube o que esta guerra influencia até hoje na vida das pessoas, disse Vinícius. E claro que não tem como falar da Guerra e esquecer do político alemão Adolf Hitler, que foi o principal articulador do nazismo e a principal figura do desencadeamento desta guerra. Eles conheceram sua ideologia que foi capaz de influenciar o mundo.

Lorrayne Pessi também de 17 anos foi uma que apresentou o resultado da pesquisa e estudos que o grupo realizou. Pontos cruciais que não são mostrados em sala de aula, Lorrayne conheceu e foi clara aos mostrar aos colegas detalhes que nem consta em livros didáticos.

Assista a reportagem e veja na íntegra a opinião dos estudantes

COMPARTILHAR

Comentários