Caminhada, danças, concursos e show de música sertaneja, marcaram as comemorações realizadas pelo Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE), do Dia Mundial da Água em Três Pontas. Um dia antes, na sexta-feira (21), estudantes das 11 escolas municipais e duas estaduais fizeram uma passeata pelas ruas do centro. A concentração foi em frente a Prefeitura, onde as crianças acompanhadas do prefeito Paulo Luis Rabello  e do vice Érik dos Reis Roberto caminharam até a Praça Cônego Victor. Empunhando faixas, escoltados pela Guarda Civil Municipal e usando instrumentos, os alunos entoaram durante todo o percurso músicas que falam sobre a água.

Na manhã de sábado, o Dia Mundial da Água, o evento foi na Avenida Oswaldo Cruz em frente ao Sambódromo Jaime Abreu. Nem mesmo o sol escaldante desanimou o público que dançou com o Grupo de Dança Ritmos. A maioria mulheres, de todas as idades do Grupo Conviver e Crescer, as Mylletes e muitas outras que estão em academias suaram a camisa. Para refrescar tinha água tratada do SAAE. Foi distribuído um jornal com informações e curiosidades sobre o líquido mais precioso do planeta. Estima-se que em 2025, dois terços da população global – 5,5 bilhões de pessoas poderão ter dificuldade de acesso à água potável. Em 2050 já seria cerca de 75% da humanidade.

As crianças que venceram os concursos de redação e frases receberam a premiação. Acompanhados de professores e dos pais, a direção da autarquia fez a entrega de cestas de presentes aos que se destacaram. Teve algodão doce e pipoca de graça a todos.

De acordo com a diretora do SAAE Marisa Cainelli Basílio de Brito, estas ações de conscientização visam conscientizar as crianças quanto às responsabilidades com a preservação do meio ambiente. “Focamos nossas ações em levar a eles sobre o uso racional da água e a importância da preservação”, completa. Três Pontas é banhada por uma boa quantidade de água, mas é necessário a economia. O SAAE está buscando recursos para a duplicação da Estação de Tratamento Sete Cachoeiras. São 17 quilômetros de obra para garantir água para os próximos 20 anos, o que demanda um investimento altíssimo. Primeiro é preciso junto ao Governo de Estado conseguir dinheiro para o orçamento. Depois, na esfera federal conseguir realização a obra. O dinheiro que o SAAE arrecada é simplesmente para a manutenção.

Comemoração

A Organização das Nações Unidas (ONU) criou o Dia Mundial da Água, em 22 de março de 1992, para promover discussões acerca da consciência do homem. Em 10 de dezembro de 2002, o senado brasileiro aprovou o dia nacional da água através do projeto de lei do deputado Sérgio Novais. A preocupação surgiu através dos grandes índices de poluição ambiental do planeta, envolvendo a qualidade da água.

A ONU elaborou um documento com medidas cautelosas a favor desse bem natural, trazendo também informações para garantir a cultura de preservação ambiental e a consciência ecológica em relação à água.

COMPARTILHAR

Comentários