Foi ele, o primeiro colocado do concurso a fazer a leitura do termo de posse como jovem senador

Três Pontas está representada em Brasília durante toda esta semana. Chegou nesta segunda-feira (28), na Capital Federal, o jovem estudante trespontano Dilson Gabriel Pieve, que foi o primeiro colocado no concurso de redação do Senado, Jovem Senador.

Em sua 6ª edição, o Projeto Jovem Senador movimentou o Plenário do Senado no final da manhã desta terça-feira (29). Em solenidade aberta pelo presidente  da Casa, Renan Calheiros, os 27 estudantes selecionados para participar do projeto este ano receberam a premiação pelo concurso de redação por meio do qual foram escolhidos. O evento teve a participação do presidente do conselho do projeto, senador Eduardo Amorim (PSC-SE) e por vários senadores, assim como os diretores e professores que, em seus estados, apoiaram as atividades do projeto.

Por uma semana, até 03 dezembro, os estudantes vão aprender como funciona o Senado e praticar atividades típicas de seus membros, inclusive defender ideias que poderão ser convertidas em sugestões de projetos de lei. Desde a primeira edição do projeto, em 2011, os 162 jovens senadores já apresentaram 42 sugestões legislativas e 38 estão em tramitação. A maior parte trata de temas nas áreas da educação e do meio ambiente.

O presidente do Senado Renan Calheiros cumprimentando os estudantes vencedores e a frente o trespontano Dilson Pieve
O presidente do Senado Renan Calheiros cumprimentando os estudantes vencedores e a frente o trespontano Dilson Pieve

Renan Calheiros elogia trespontano

Renan afirmou que o Projeto Jovem Senador é uma iniciativa exitosa, a cada ano com adesão de mais instituições de ensino e, por consequência, maior número de participantes. Destacou que nesta edição, em que o concurso de redação adotou o tema “Esporte: Educação e Inclusão”, foram apresentadas ao projeto 113.880 textos, uma marca recorde.

O presidente do Senado elogiou os autores das três melhores redações: primeiro lugar, Dilson Gabriel Pieve, de Três Pontas (MG); segundo, Isabelle da Silva dos Santos, de Brasília (DF); e terceiro, Acsa Mendes de Albuquerque, de Macaparena (PE). Louvou ainda os professores e orientadores, destacando a contribuição para o sucesso de cada um dos alunos selecionados nessa edição. “As redações apresentadas nos dão um panorama alvissareiro de que podemos contar com a juventude para nos sugerir caminhos e direções com as suas propostas de lei e projetos”, disse.

Depois que o senador Antonio Anastasia (PSDB-MG) fez a entrega do certificado do projeto ao estudante mineiro Dilson Pieve, o primeiro colocado, dois atletas que atuaram nas Olimpíadas Rio 2016 foram convidados para laurear os outros dois jovens. A segunda colocada, Isabelle da Silva dos Santos, recebeu a premiação pelas mãos da nadadora de maratona aquática e medalhista olímpica Poliana Okimoto; e Acsa Mendes de Albuquerque, a terceira, por meio do ciclista de pista Gideoni Monteiro Rodrigues. Os demais estudantes receberiam seus certificados em momento seguinte.

NO PLENÁRIO DO SENADO No centro da foto, Dilson Pieve o primeiro colocado no concurso do Senado, a esquerda, Acsa Mendes terceira colocada e a direita do trespontano Isabelle da Silva, a segunda colocada
NO PLENÁRIO DO SENADO No centro da foto, Dilson Pieve o primeiro colocado no concurso do Senado, a esquerda, Acsa Mendes terceira colocada e a direita do trespontano Isabelle da Silva, a segunda colocada

Eleição – Trespontano foi quem fez o juramento

Coube também ao Dilson Pieve, o primeiro colocado, fazer a leitura do termo de posse como senador – “Prometo guardar a Constituição federal e as leis do país, desempenhar fiel e lealmente o mandato de jovem senador”. Depois, cada um dos jovens senadores, ao serem nominados, também manifestaram seu compromisso, em voz alta, dizendo “Prometo”.

O passo seguinte foi a realização da eleição para a Mesa do Senado Jovem, por meio cédula e voto secreto. O presidente, o jovem paraibano Pedro Manoel, foi eleito com 9 votos. O vice-presidente, Felipe Eduardo, de Santa Catarina, obteve 5 votos. O 1º Secretário será Luiz Jefferson, do Paraná, eleito com 4 votos. Para 2ª Secretaria, o escolhido foi Ruan Magalhães Rodrigues (Pará), que havia empatado com Jennyfer Emanuelly de Souza Ferreira (Piauí), mas ficou com o cargo por ser mais velho, o mesmo critério de desempate usado em eleições no Senado. (Texto e fotos: Agência Senado)

VEJA O PERFIL DE DILSON NO SITE DO CONCURSO

senado-1-oksenado-3Menino estudioso e aplicado

Com 17 anos, Dilson cursa na Escola Estadual Prefeito Jacy Junqueira Gazola o 3º ano do segundo grau. A redação dele abordou “O esporte como agente transformador de pessoas e situações”. Mês passado quando o resultado foi divulgado e pegou todo mundo de surpresa, a Equipe Positiva reuniu toda a família do estudante na escola, para conhecer um pouco de sua história.

Esta é a primeira vez que Dilson ganha uma premiação em redação, mas já recebeu menção honrosa na Olimpíada de Matemática e um certificado na de Astronomia. É apaixonado pelas feiras de ciências que são realizadas no Jacy Gazola e ganhou o primeiro e segundo lugares dois anos consecutivos.

Dilsinho como é chamado pela família, mora no bairro Jardim das Acácias e é filho do casal de comerciantes Glória Aparecida da Silva e Dilson Pieve. Com ele na viagem foram também a diretora do Jacy Gazola Luciene de Carvalho Figueiredo Kilo e a professora Luana Barbosa que o orientou na redação.

COMPARTILHAR

Comentários