PATROCÍNIO
Sinfas – Potencial Auto Center – Organização de Luto Cônego Victor – Sindicato dos Produtores Rurais do Município de Três Pontas – Oficina Dual – LBS Prestação de Serviços de Colhedoras – Rey Auto Peças – Mundial Tintas e Ferramentas – Imobiliária Mendonça – Minas Cereais – Poliatacados – Sindicato dos Trabalhadores Rurais e Agricultores Familiares do Município de Três Pontas

A Expocafé 2017 começou oficialmente nesta quarta-feira (17) na Fazenda Experimental da Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais (Epamig), em Três Pontas e a perspectiva de público e negócios é positiva. “Antecipamos a data de realização da Feira, atendendo a uma solicitação dos produtores e antecedendo ao período da colheita”, conta o coordenador-geral da Expocafé, Antônio Nunes, que revela a expectativa para esta edição. Se depender deste primeiro dia, o número de visitantes deve ultrapassar a edição de 2016, quando passaram pela feira 20 mil pessoas. No período da manhã, enquanto políticos e lideranças faziam a abertura da Expocafé, muita gente visitava os stands. Aproximadamente 30 novas empresas estão expondo nesta que é a 20ª edição da Expocafé. Ao todo são mais de 150 expositores distribuídos em mais de 200 estandes. “Temos aqueles que participaram de todas as edições e outros que nunca expuseram ou que estão retornando ao evento. Tivemos um aumento na área de ocupação da feira. Em 2016 a área era de cerca de 12 mil m2 e este ano ocupamos uma área superior a 14 mil m2”.

Cafeicultores podem conhecer na feira desde novas variedades de cafés adequadas às características regionais, além de equipamentos para plantio, colheita, pós-colheita, torra e embalagens. O lançamento de um secador de café, atraiu dezenas de pessoas para um dos stands. Este ano, os visitantes ainda podem comprar cafeteiras, cosméticos à base de café, além de vestuário, como botas, jaquetas, bonés entre outros.

Autoridades inauguram infra estrutura

Na solenidade inaugural, autoridades que a nova infra estrutura fundamental para a Expocafé. É que o Governo do Estado investiu R$254 mil na pavimentação das principais vias onde estão instalados os stands. Em 2012, a organização foi muito criticada por causa da grande quantidade de lama, provocada pela chuva desde o primeiro dia de evento. A obra era muito aguardada e facilita a vida de expositores e visitantes. A placa colocada em frente ao palco foi descerrada pelos políticos.

O prefeito de Três Pontas Dr. Luiz Roberto Laurindo Dias (PSD) reforçou a importância da cafeicultura para a economia da cidade e ao conhecer a área de café no Município, destacou que apesar da busca pela industrialização, produtores precisam ser priorizados.

O deputado estadual Mário Henrique “Caixa” (PV), que representou o presidente da Assembleia Legislativa de Minas Gerais Adalclever Lopes (PMDB) visitou a Terra Natal e ficou feliz em saber o crescimento que a Expocafé toma a cada ano.

Participaram também o secretário de Agricultura de Minas Gerais Pedro Cláudio Coutinho, o deputado estadual Ivair Nogueira (PDMB), o presidente da Epamig Ruy da Silva Verneque, o presidente da Emater-MG Glênio Martins de Lima Mariano, o Pró Reitor da Universidade Federal de Lavras Dany Flávio Tonelli, o presidente da Cocatrel Francisco Miranda de Figueiredo Filho, o coordenador Técnico da Expocafé César Botelho, o presidente da Câmara Municipal de Três Pontas Luis Carlos da Silva (PPS), o secretário de Agricultura da Prefeitura de Três Pontas João Aleixo Ferreira Peret e a Rainha da Expocafé 2017, Elen Teodoro.

Nesta quarta e quinta-feira, acontece a dinâmica de máquinas. Oportunidade para os cafeicultores obterem dicas técnicas de pesquisadores e extensionistas e de conhecerem na prática o funcionamento de equipamentos para a lavoura cafeeira, demonstrados pelos próprios fabricantes e/ou fornecedores.

Nesta quinta-feira, acontecerá o minicurso “Elaboração de Vinhos finos”, ministrado pela enóloga Isabela Peregrino do Núcleo Tecnológico Epamig Uva e Vinho. Depois, o consultor Geovani Scalione falará sobre riscos e desafios da contabilidade rural.

As inscrições para os minicursos e dinâmicas de máquinas são gratuitas e devem ser feitas durante o evento no estande da EPAMIG.

A Expocafé será realizada até sexta-feira (19), de 8h às 18h, na Fazenda Experimental da EPAMIG, na Rodovia MG 167, entre Três Pontas e Santana da Vargem. A entrada é gratuita e o credenciamento pode ser feito no local.

O evento é organizado pela Epamig com o apoio da Universidade Federal de Lavras, Cocatrel, Prefeitura de Três Pontas, Emater-MG e Consórcio Pesquisa Café. 

COMPARTILHAR

Comentários