Evento apresenta novas cultivares para produção de cafés especiais 

A Expocafé que acontece na Fazenda Experimental da Epamig de Três Pontas, de 1º a 03 de julho, oferece pela primeira vez aos visitantes uma extensa programação de cursos e palestras gratuitas com temas que passam desde questões técnicas até demonstrações de métodos de extração e degustação de cafés.

Já nos primeiros dias de feira, os cafeicultores terão acesso a temas técnicos. O pesquisador da Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais (Epamig), Marcelo Malta, vai apresentar novas cultivares para produção de cafés especiais. O curso vai mostrar aos participantes as características agronômicas de algumas cultivares lançadas pela Epamig, como a Catiguás MG 1 e MG2, a Araponga e a Paraíso 2. O curso será na Tenda de Eventos da Expocafé, de 15h às 16h nos dias 1 e 2 de julho, com vagas limitadas.

Expocafe
Degustações

No estande da Cooperativa dos Cafeicultores da Zona de Três Pontas (Cocatrel), durante os três dias do evento haverá demonstrações de métodos de extração e degustação de cafés. A iniciativa é fruto de parceria com a Associação Brasileira de Cafés Especiais (BSCA). “A programação é gratuita e permitirá que os visitantes do estande aprendam métodos de preparo e a diferença de sabores entre os vários tipos de café”, conta o diretor-presidente da Cocatrel, Francisco Miranda de Figueiredo Filho. No dia 1 de julho, o tema será os diferentes métodos utilizados no preparo do café pelas cafeterias de todo o mundo; no dia 2 haverá dicas de como deixar o café feito em casa muito mais saboroso; e, no dia 3, a agenda será de degustações comparativas que permitirão conhecer a diferença de sabores entre o café normal e os cafés especiais.

A Epamig também terá eventos em seu estande, no dia 2, haverá duas turmas, às 10h e às 16h, do curso de degustação comentada de vinhos. A enóloga Isabela Peregrino vai falar aos participantes sobre os diferentes tipos de vinhos finos e as características e técnicas que possibilitam a produção em regiões tradicionalmente cafeeiras. O curso é gratuito, aberto apenas a maiores de 18 anos, e as vagas são limitadas. Ainda no estande da Epamig, dia 3, haverá duas turmas, às 10h e às 14h, do curso de degustação comentada de azeites. O pesquisador Luiz Fernando de Oliveira mostrará aos participantes azeites com características sensoriais distintas e como identificar um bom azeite.

6º Simpósio de Mecanização da Lavoura Cafeeira
Antecedendo a Expocafé 2015, o Campo Experimental da Epamig recebe em sua tenda de eventos, no dia 30 de junho, o 6º Simpósio de Mecanização da Lavoura Cafeeira, que reúne pesquisadores, professores universitários, técnicos e cafeicultores de diversos estados brasileiros e representa oportunidade para intercâmbio de informações sobre tecnologia e produção mecanizada.

Serviço
Expocafé 2015 – Cursos e Palestras Gratuitos

1 – Degustação Comentada de Vinhos
Data: 2/7, uma turma às 10h e outra às 16h
Local: Estande da EPAMIG
Vagas: limitadas, apenas para maiores de 18 anos e gratuitas

2 – Degustação Comentada de Azeites
Data: 3/7, uma turma às 10h e outra às 14h
Local: Estande da EPAMIG
Vagas: limitadas e gratuitas

3 – Novas cultivares para produção de cafés especiais
Data: 1 e 2/7, de 15h às 16h
Local: Tenda de Eventos da Expocafé
Vagas: limitadas e gratuitas

4 – Demonstrações de métodos de extração e degustação de cafés
1/7 – Métodos de preparo de café: diferentes métodos utilizados nas cafeterias do mundo
Local: estande da Cocatrel
Vagas: limitadas e gratuitas

2/7 – Como preparar o café em casa: dicas de como deixar o café muito mais saboroso
Local: estande da Cocatrel
Vagas: limitadas e gratuitas

3/7 – Degustações comparativas: diferença de sabores entre café normal e café especial
Local: estande da Cocatrel
Vagas: limitadas e gratuitas

COMPARTILHAR

Comentários