Músicos de todo o país ainda podem se inscrever no maior festival de música do Brasil. Os participantes têm até o dia quatro de junho para enviarem as canções. Para se inscrever basta acessar o site do Fenac (www.festivalnacionaldacancao.com.br).  Nesse endereço os concorrentes vão entender as regras e conhecer a história do festival que em 2015 completa 45 anos. Depois de inscritas, as músicas vão passar pela fase de triagem. Só em 2014 foram cerca de 3.000 canções. Este ano o Fenac vai selecionar 156 músicas.

A caravana do festival pega estrada no final de julho. Os artistas serão divididos em seis fases classificatórias, que vão acontecer em São Lourenço (24 e 25/7), Extrema (31 e 1/8), Varginha (7 e 8/8), São Thomé das Letras (14 e 15/8), Guapé (21 e 22/8) e Três pontas (28 e 29/8). Cada cidade receberá 26 músicas e os participantes serão colocados a prova por um júri especializado. Eles vão selecionar cinco músicas por etapa. Um total de 30 privilegiados vão para as semifinais em Boa Esperança (4/9 e 5/9) onde disputam dez vagas para a grande final (6/9).

Quem garante vaga para o berço do festival, também garante prêmio. Em 2015 o Fenac vai distribuir 250 mil reais em prêmios. Os últimos a levantarem o troféu Lamartine Babo foram os músicos de Chapecó (SC).

Dos novos aos consagrados, o Festival Nacional da Canção é referencia para muitos músicos brasileiros e shows com músicos já conhecidos também fazem parte da tradição do Fenac. Ventania será a atração em São Thomé das Letras. Em Extrema é a vez de Alceu Valença tomar conta do Palco e Renato Teixeira se apresenta no berço do festival em Boa Esperança.

COMPARTILHAR

Comentários