Começou hoje em Três Pontas, no Espaço Cocatrel, a 4ª edição da Feira de Negócios Cocatrel Minasul (Fecom) em Três Pontas (MG). O evento apresenta aos associados das Cooperativas dos Cafeicultores de Três Pontas e Varginha as novidades do setor agrícola. Segundo os organizadores, o tema desta edição é “Intercooperação no fortalecimento da cadeia produtiva” e quer fortalecer parcerias entre os produtores e marcas.

São 70 empresas reunidas, levando o que há de melhor na tecnologia agrícola para o produtor rural. Estão disponíveis diversos modelos de máquinas e implementos agrícolas de última geração e alta tecnologia que podem ser adquiridos pelos produtores associados em condições especiais de pagamento que são oferecidas pela FECOM, entre elas a modalidade Barter, que é a troca de produtos por café.

De acordo com o presidente da Cocatrel Francisco Miranda de Figueiredo Filho, a troca de maquinário por café, é uma opção bastante escolhida pelos produtores. É preciso fazer os cálculos na negociação, pois é possível investir e conseguir um preço no grão, que ano passado estava com cerca de R$100 a saca, em relação a 2018.

O diretor comercial da Cocatrel Marco Valério Brito (foto) explicou a estratégia adotada pela cooperativa, que é fazer as vendas via feiras. Por isto, foi feito um calendário em que a Cocatrel está presente e oferecendo uma condição especial para que o produtor compre a vista, programe sua compra a prazo, porém, com a troca por café e proporcionando ao cooperado que faça um planejamento financeiro. São quatro eventos que além de gerar o conteúdo institucional, propicia bons negócios.

Stand da Cocatrel na Fecom 2018

A Fecom está sendo realizada em duas edições, todas elas completas. A primeira é esta realizada até quinta-feira (08), voltada à compra de máquinas, tratores, colhedeiras e implementos. Quem quiser pode comprar insumos e fertilizantes, porém o foco maior é o maquinário. A data está fixada para o mês de março, podendo variar apenas a semana.

Depois vem a Expocafé, em maio. Ela é considerada a maior feira da cafeicultura no Brasil e uma das principais difusoras de tecnologias no segmento. Nela são oferecidos aos produtores e representantes da indústria de todas as regiões do país, a oportunidade de conhecer e adquirir novidades em máquinas, equipamentos e insumos para a cafeicultura. Durante a Expocafé também são realizados treinamentos e demonstrações em campo sobre utilização e funcionamento dos implementos. A data deste ano foi confirmada para os dias 16, 17 e 18 de maio.

Em seguida, vem mais uma Fecom, no mês de setembro, geralmente na segunda semana, voltada a venda de insumos e fertilizantes, porém, máquinas fazem parte dos standes aberto a visitações.

Já em novembro, em Belo Horizonte a Cocatrel termina seu ano na Semana Internacional do Café (SIC), um encontro de cafeicultores, torrefadores, classificadores, exportadores, compradores, fornecedores, empresários, baristas, proprietários de cafeterias e apreciadores.

De acordo com o diretor Marco Valério, a união das duas maiores cooperativas do Sul de Minas , é fundamental para a cooperação, Destacando o lema que “juntos compramos melhor”. A ideia é ganhar escala, conseguir preços melhores ao comprarem juntos, sem competição, com parceiros estratégicos passando o bônus ao cooperado.

O presidente da Minasul José Marcos Rafael Magalhães (foto), tem a mesma visão. Para ele, é preciso praticar a intercooperaçã. E quanto maior a escala, maior a quantidade de cooperados juntos, maior facilidade dos parceiros poderem oferecer preços mais atraentes e facilidade para pagar. “O caminho do produtor é se cooperar. Hoje no mundo existe um milhão, duzentas e cinquenta mil cooperativas neste universo. Se contarmos seus familiares são quatro bilhões de pessoas diretamente ligadas ao setor cooperativista no mundo. A solução é quando se faz com competência e profissionalismo e intercooperação, todos só se tem a ganhar”, defendeu José Marcos.

Além dos stands de negócios, a feira conta com espaços de diversão para toda a família, como a mini fazenda, que está oferecendo interatividade do público e, principalmente das crianças, com pequenos animais. O Dia Internacional da Mulher também vai ser comemorado com surpresas na Fecom e, para agitar ainda mais o evento, a feira promove um happy hour, com barzinho e música ao vivo, no próprio Espaço Cocatrel, todos os dias, das 16 às 20 horas.

A entrada é gratuita e não é necessário fazer inscrição. Mais informações estão disponíveis no site do evento:www.fecom.com.br

COMPARTILHAR

Comentários