A Escola Estadual Presidente Tancredo Neves realizou no último sábado (25), sua primeira Feira do Conhecimento com o tema: “Três Pontas”. A feira foi desenvolvida através de um trabalho de equipe entre direção, especialistas, professores e alunos da escola.

A cidade de Três Pontas foi trabalhada em diversas áreas através de projetos e pesquisas. Os alunos se envolveram de maneira muito positiva, não somente com as pesquisas realizadas, mas também com a aquisição de todo o material utilizado e de toda ornamentação.

Cada ambiente ficou especialmente caracterizado com o assunto trabalhado, o que demonstrou ainda mais a seriedade do trabalho realizado. Os estudantes demonstraram clareza e domínio do conteúdo apresentado e falavam com maestria ao público sobre cada tema exposto. Jogos foram desenvolvidos com o objetivo de atrair as pessoas para os assuntos relacionados a cidade de Três Pontas.

HISTÓRIA DO MUNICÍPIO: Os alunos contaram através de maquetes, cartazes e jogos a história do município de Três Pontas, surgimento, primeiros habitantes, economia, personalidades políticas e religiosas que contribuíram para o desenvolvimento do município; enfim, fizeram uma caminhada pelo tempo, da fundação aos dias atuais, com muita ênfase na área rural.

MUSICALIDADE DA CIDADE DE TRÊS PONTAS: história da música em Três Pontas, músicos que se destacaram em cenário nacional e internacional: Milton Nascimento, Wagner Tiso e Silvio Brito, ambos tiveram suas histórias contadas, demonstradas e músicas ensaiadas e cantadas pelos alunos durante a feira. O show no Paraíso foi detalhadamente exposto por um aluno da turma. Também as escolas de músicas foram lembradas e músicos que marcaram e marcam a musicalidade da cidade.

A Banda Maestro Antônio Luiz Ribeiro marcou presença, contou sua história e apresentou vários números.

RECURSOS NATURAIS (ÁGUA): Os alunos demonstraram a importância da água na vida dos munícipes, abordando desde a nascente, preservação, processos no tratamento realizados pelo SAAE, até a sua chegada às residências e como deve ser a sua utilização de maneira racionada.

TRÊS PONTAS E SUAS PAISAGENS – NATURAL E HUMANIZADA – Os alunos demonstraram com maquetes, fotos e reportagens, as diversas paisagens encontradas no Município, além de um vídeo focando todas as belezas naturais e turísticas encontradas em Três Pontas (Pontalete, Cachoeira do Sobradinho, Serra de Três Pontas, fazendas centenárias, entre outras).

POETAS E ESCRITORES DE TRÊS PONTAS – os alunos pesquisaram alguns escritores e poetas trespontanos e deram ênfase a dois escritores: ao senhor Amélio Garcia De Miranda que escreveu a história do Município e ao poeta Mário Lúcio Mesquita Veloso, servidor da escola, que já está no seu quarto livro de poesias.

ESPORTE E SUA INFLUÊNCIA NA EDUCAÇÃO DOS JOVENS – Os alunos pesquisaram sobre os esportes, olimpíadas e os mais utilizados pelos jovens trespontanos. Equipes de esportes foram convidadas para demonstrarem na feira a importância do esporte na formação, educação e disciplina dos jovens.

MONOCULTURA DO CAFÉ – Os alunos demonstraram através de maquetes, cartazes e demonstrações, a história do café, sua importância na economia e as diversas atividades econômicas que provêm dele (culinária, cosméticos, remédios e bebidas diversas. Demonstraram o processo desde o plantio até chegar a mesa do consumidor.

CULINÁRIA NA MESA DO CIDADÃO TRESPONTANO – Após pesquisas, os alunos expuseram as comidas preferidas dos trespontanos, falavam sobre elas e ao final da feira os participantes puderam saboreá-las.

Para enriquecer ainda mais a feira, os alunos do Curso de Tecnologia da Informação do PRONATEC elaboraram programas de jogos que encantaram os visitantes da feira; também demonstraram a criação de energia através da tecnologia.

COMPARTILHAR

Comentários