Imagem ilustrativa

* Inseticida será aplicado mesmo durante o Carnaval

O caso de um macaco infectado por febre amarela registrado em Três Pontas, confirmado através de exames e a análise de vísceras em outros dois primatas, colocaram a população em alerta.

A Secretaria Municipal de Saúde intensificou a imunização e o combate ao Aedes aegypti, mosquito que é o principal transmissor da doença na área urbana. Além disso, o número de pessoas que estão procurando as unidades de saúde atrás da vacina aumentou. Durante uma semana, todos os postos funcionaram até as 20 horas. Agora, apenas a Policlínica está com a sala de vacinação com horário estendido. Desde o começo do ano, 8 mil pessoas já foram vacinadas contra a doença.

Agentes de saúde começaram nesta quinta-feira (23) a aplicar o fumacê pesado, que consiste no uso de veículos para borrifar inseticida por grandes áreas. Ele bloqueia o poder de ação do pernilongo, especialmente onde o mico foi encontrado morto, no bairro Ponte Alta I e nas ruas do Centro, onde um macaco foi achado vivo, mas também teve material recolhido para exames.

Três Pontas está no nível 3, o máximo de risco para a febre amarela, com o caso confirmado da doença no macaco.

Em um raio de aproximadamente 1 km dos locais onde os animais foram encontrados receberão o fumacê, para o controle vetorial do mosquito [principal transmissor urbano da febre amarela]. A borrifação de inseticida será feita em três ciclos de três dias cada, com um de descanso, sempre das 5h às 9h e das 17h às 21h.

De acordo com o médico veterinário do Serviço de Vigilância Ambiental da Secretaria Municipal de Saúde, Marcelo de Figueiredo Gomes, seguindo orientação da Gerência Regional de Saúde de Varginha (GRS), serão 438 quarteirões em diversos bairros que formam os ciclos. O primeiro ciclo começou nesta quinta-feira (23) e termina na segunda-feira de Carnaval dia 27. O segundo ciclo será realizado nos dias 27 e 28 de fevereiro e 1º e 02 de março. O 3º se inicia no dia 02 de e termina em 05 de março.

Veja o roteiro do 1º ciclo do fumacê

23/02 – De 17 as 21 horas
Catumbi
Jardim Bom Pastor
Alcides Mesquita

24/02 – De 17 as 21 horas
Vila Marilena
Ponte Alta II
Philadélfhia
Jardim Paraíso 

25/02 – De 5 as 9 horas
São José
João Piedade
Conjunto Cohab Ouro Verde 

25/02 – De 17 as 21 horas
Botafogo
Vale do Sol
Ponte Alta I

27/02 – De 5 as 9 horas
Centro I e II

COMPARTILHAR

Comentários