* Rede pública oferece exames o ano inteiro e há dois profissionais disponíveis em Três Pontas

Agora chegou a vez dos homens se protegerem contra o câncer que é, no Brasil, o segundo mais comum entre eles: o de próstata (atrás apenas do câncer de pele não-melanoma). O mês de novembro é dedicado a ações que visam esclarecer, sensibilizar, incentivar e conscientizar a população masculina da importância da prevenção para evitar que o câncer de próstata seja descoberto tardiamente.

NOVEMBRO AZULEm Três Pontas, apesar de não ser possível a realização de uma campanha de rua tão maciça quanto foi o Outubro Rosa (de prevenção ao câncer de mama), por questões estruturais, a Prefeitura de Três Pontas, através da Secretaria Municipal de Saúde tem realizado ações voltadas à saúde do homem, não apenas no mês de novembro, dedicado as atividades contra o câncer de próstata, mas sim durante todo ano, divulgou a Assessoria de Imprensa da Prefeitura.

De acordo com informações da coordenadora de Enfermagem da Secretaria Municipal de Saúde, Maria Helena Tinano Pieve, dois urologistas foram disponibilizados e estão atuando no Programa de Saúde da Família (PSF) e nas Unidades Básicas de Saúde (UBS). “Dr. Antônio Reginaldo atende três vezes por semana na Policlínica e o Dr. Luís Henrique Miranda atende a cada 15 dias no Posto de Saúde do bairro Padre Vitor. Além disso, frequentemente é feito o trabalho de conscientização para que os homens façam o exame de toque retal e que procurem um urologista com frequência.

Consciente da importância da causa, o Rotaract Club de Três Pontas participa de ações para dar visibilidade à luta contra a doença. A partir dos 45 anos, a Sociedade Brasileira de Urologia recomenda que todos os homens procurem um médico para realizar exames de rotina, entre eles o exame do toque, que é capaz de diagnosticar o câncer de próstata. Os sintomas mais comuns do tumor são a dificuldade de urinar, frequência urinária alterada ou diminuição da força do jato da urina, dentre outros. Quem tem histórico familiar da doença deve avisar o médico, que indicará os exames necessários.

Uma dieta rica em frutas, verduras, legumes, grãos e cereais integrais e com menos gordura, principalmente as de origem animal, ajuda a diminuir o risco do câncer. Especialistas recomendam pelo menos 30 minutos diários de atividade física, manutenção do peso adequado à altura (IMC), diminuição do consumo de álcool, não fumar, entre outros.

No próximo sábado dia 29, o Rotary, Rotaract e Interact, com apoio do Trespomengo, promovem o Torneio Azul. Serão jogos no Estádio Municipal Ítalo Tomagnini, o Campo do TAC, a partir das 14 horas. A entrada vai custar um quilo de alimento não perecível. Todo lucro arrecadado será revertido à Vila Vicentina e ao Carmelo São José.  Os alimentos serão repassados para a Pastoral da Criança.

Novembro arte

 

COMPARTILHAR

Comentários