O Grupo de Socorristas Voluntários de Três Pontas “Anjos da Vida”, acabou de voltar de Aracajú em Sergipe onde participou entre os dias 03 de 12 de dezembro, do 1º Simpósio Internacional de Busca e Resgate em estruturas colapsadas e do 4º curso de Busca e Resgate em Estruturas Colapsadas (BREC) e Sistema Nacional de Resposta (USAR – EUA), Administração Nacional da Aeronáutica e Espaço (NASA – EUA). O curso visa treinar socorristas e emergencistas do SAMU, Bombeiros Voluntários e Civis, Policiais e Forças Armadas, Bombeiros Militares e Socorristas da Cruz Vermelha. A capacitação aconteceu na Faculdade Estácio Fase.

Fred Ribeiro do grupo dos Socorristas em Aracajú
Fred Ribeiro do grupo dos Socorristas em Aracajú

O curso visa dar capacitação aos participantes em técnicas de rastejo, de escoras, técnicas de abertura e acesso, busca e resgate de vítimas em escombros e entre outros. O simpósio e o curso foram ministrados pelos melhores representantes de cada seguimento nacional e internacional. Dentre eles estavam: Milton Fernando Pithan, o 1º Sargento da Brigada Militar do Rio Grande do Sul e da Força Nacional de Segurança Pública; Anthony R Smerdel, – da Agência Federal de Gestão de Emergências dos Estados Unidos, do Conselho Nacional de Pesquisa e Tecnologia dos Estados Unidos e ex-chefe do Departamento de Incêndios de San José na Califórnia; Arthur Belton, Comandante do Centro de Pesquisa da NASA e Thomas Jaquysh do ex- Departamento de Incêndios de São Francisco na Califórnia.

Durante o curso foi possível notar a presença de alunos da Força Nacional de Segurança Pública, NASA, Brigada Nacional de Resgate, SAMU, Bombeiros Voluntários, além dos próprios Socorristas Voluntários Anjos da Vida. Tudo o que foi aprendido durante os dias de curso estará sendo repassado aos demais Socorristas pelo presidente Fred Ribeiro em treinamentos ministrados quinzenalmente.

socorristas-4

socorristas-2

COMPARTILHAR

Comentários