Pegar estrada bem de manhãzinha para ir até ao Hemoninas em Poços de Caldas, não é uma tarefa fácil. Apesar de ser fundamental para a vida, o ato nem sempre é possível a todo mundo por causa da correria do dia a dia.

Mas desta vez, o chamado do Banco de Sangue do Hospital São Francisco de Assis é porque a equipe do Hemominas virá até Três Pontas neste sábado (30) e a necessidade é de encontrar 150 doadores aptos a fazerem este ato de amor e solidariedade. 

a coleta acontecerá no Centro Integrado de Assistência a Mulher e a Adolescente Maria Luiza de Mello Vicentini. A última vez que o Hemoninas veio em Três Pontas foi em dezembro de 2014. Quem estiver interessado e puder ajudar, deve entrar em contato pelos telefones 3265-9700 ou 3265-9749 (falar com Aislan ou Luciene) ou ir diretamente na Agência Transfusional para receber mais informações.

O técnico de enfermagem e captador de sangue do Hospital São Francisco de Assis, Aislan José Silva (foto) afirma que a doação é importante para manter os estoques de bolsas e abastecer todas as cidades que dependem do órgão, principalmente Três Pontas que tem uma grande demanda. Por várias vezes, o Banco de Sangue precisa convocar doadores para repor o estoque que em determinadas épocas do ano chega a quase zerar. Em setembro de 2016, a Santa Casa estava com dificuldade em atender os pacientes que estavam internados precisando de transfusão.

Aislan convida toda a população a comparecer e aproveitar esta oportunidade. “É um procedimento simples. Para doar, basta estar com saúde, pessoas entre 16 e 69 anos podem doar sangue. Para os menores de 18 anos é necessário o consentimento dos responsáveis e, entre 60 e 69 anos, a pessoa só poderá doar se já o tiver feito antes dos 60 anos. Além disso, é preciso pesar, no mínimo, 50 quilos e estar em bom estado de saúde. O candidato deve estar descansado, não ter ingerido bebidas alcoólicas nas 12 horas anteriores à doação e não estar de jejum. No dia da doação, é preciso levar documento de identidade com foto”. (fotos: Arquivo EP)

COMPARTILHAR

Comentários