A equipe do Hemominas de Poços de Caldas realiza em Três Pontas, neste sábado (06) em local ainda a ser definido, mais uma coleta externa de sangue que abastece e é fundamental para o Banco de Sangue do Hospital São Francisco de Assis. A poucos dias do Natal e com a proximidade das festas de final e ano e férias, os acidentes aumentam nas estradas e com isto, a necessidade de sangue cresce e as doações ao contrário, caem.

O sangue doado é usado para assegurar um direito primordial, o direito à vida. A atitude em doar sangue é a esperança de muitos pacientes que precisam de sangue para continuar vivendo. Como não há substituto para o doador, ele é especial. É preciso que pessoas saudáveis doem regularmente. Cada doador pode salvar até quatro vidas, esse deve ser um motivo de alegria para quem doa sangue e um incentivo para que gesto tão grandioso venha a tornar-se um hábito, o de salvar vidas. Os tipos de sangue são A+, A, o+, O-, B+, B-, AB+ e AB-. O tipo sanguíneo O – (negativo) é o tipo mais raro, sendo considerado o doador universal. Em caso de emergência é o que salva, pois é compatível com qualquer outro tipo sanguíneo.

Quem estiver interessado e puder ajudar, deve entrar em contato pelos telefones 3265-9700 ou 3265-9749 ou ir diretamente na Agência Transfusional para receber mais informações. (Imagem: Divulgação Sest/Senat) 

PARA DOAR É SIMPLES

*Estar em boas condições de saúde

* Ter entre 18 e 65 anos

*Pesar acima de 50 quilos

* Ir alimentado, evitar alimentação pesada

* Ter dormido 6 horas nas últimas 24 horas

*Levar documento de identidade com foto (RG,CNH)

 

COMPARTILHAR

Comentários