*Igreja pede ajuda com doações. Obra está estimada em R$500 mil

Enquanto muitos aproveitam para descansar e passar momentos de lazer à beira do Lago de Furnas, que voltou a ser bastante frequentado com a volta da água, silenciosamente um importante marco da história do Distrito de Pontalete vai sendo restaurado e ganhando nova vida.

Padre Ednaldo Barbosa, pároco da Paróquia Nossa Senhora d’Ajuda segue frequentemente por essas estradas, para acompanhar de perto as obras que estão acontecendo na Igreja do Mártir São Sebastião. O imóvel tem história, é inventariado pelo patrimônio cultural da cidade e precisa de reparos para favorecer e acolher os fiéis, que moram e visitam o Pontalete.

Igreja está passando por uma grande reforma e vai precisar da ajuda da comunidade
Igreja está passando por uma grande reforma e vai precisar da ajuda da comunidade

Tudo começou a ser planejado em 2014 com a restauração, em São João Del Rey/MG, da imagem do padroeiro da comunidade, protetor contra a fome, a peste e a guerra. Um nicho foi construído para abrigar a imagem que fica bem no alto e visível a todos para a veneração.

Em seguida, foi instalado o sistema de som, que possibilitou um relógio automatizado na torre da Igreja com cornetas. A parte elétrica foi uma das primeiras preocupações. Precisou-se quebrar paredes e refazer toda fiação, que ainda não está concluída. Depois, veio o forro que estava podre e uma grande parte do madeiramento. Uma empresa especializada foi contratada e substituiu tudo que estava estragado no teto, como madeiras, vigas e caibros deteriorados. Uma manta térmica foi colocada para evitar que caia qualquer respingo d’água.

Altar que estava na Matriz, foi remontado na Igreja do Mártir São Sebastião
Altar que estava na Matriz, foi remontado na Igreja do Mártir São Sebastião

O altar é o ponto onde a equipe está trabalhando atualmente. Várias partes do piso estão sendo trocadas. As peças de piso hidráulico estão sendo feitas em Varginha. A montagem do altar de São Sebastião, que foi retirado da Matriz Nossa Senhora D’Ajuda e de onde atualmente está o altar do Beato Padre Victor, já está concluída no Pontalete. Ele foi remontado, haja vista que a Igreja não tinha o seu altar original há muito tempo. “O altar que era de São Sebastião continuará sendo de São Sebastião, na comunidade que leva seu nome”, explicou padre Ednaldo.

A sacristia também está sendo toda refeita e um banheiro está sendo construído.  Os vitrais também serão reparados. O Beato Pe. Victor também terá um altar na Igreja em reforma.

Os membros da comunidade têm participado efetivamente e colaborado. Os recursos para a obra vêm do Dízimo, da reserva financeira que a Paróquia Nossa Senhora D’Ajuda tem da Festa da Padroeira de 2015 e de doações que estão chegando. Para a conclusão das obras, a comunidade conta com todos que puderem colaborar. Uma conta bancária foi aberta para receber as doações. Qualquer quantia é bem-vinda. O depósito pode ser feito na Caixa Econômica Federal – Agência 0157, Operação 013 Conta 23444-0 – em nome da Mitra Diocesana da Campanha.

Depois de pronta, Igreja deve ficar aberta durante os fins de semana para visitação
Depois de pronta, Igreja deve ficar aberta durante os fins de semana para visitação

A comunidade do Pontalete de São Sebastião tem missa aos domingos, às 10h30. Isto facilita aos moradores do Distrito, de comunidades vizinhas e para quem tem o costume de passar o fim de semana no Pontalete ou nas comunidades vizinhas. Assim que a obra estiver pronta, a intenção é deixar a igreja aberta para visitação nos fins de semana.

COMPARTILHAR

Comentários