Trinta e cinco jovens que integram o Parlamento Jovem (PJ) de Três Pontas, estão nesta sexta-feira (03), no Campus Varginha da Universidade Federal de Alfenas, para a primeira etapa da Plenária Regional do Projeto. Em Minas Gerais, o PJ mobiliza 82 municípios agrupados em 16 polos regionais.

Para os estudantes, o desafio da vez é discutir, em grupos de trabalho nos polos, as propostas que foram aprovadas na etapa municipal para coibir a violência contra a mulher.

A cidade de Três Pontas, que faz parte do Pólo Sul Minas III, que conta com os municípios de Alfenas, Nepomuceno, Lavras, Três Corações, Três Pontas e Varginha. Ao todo, 100 jovens fazem uma discussão democrática e de alto, sobre o tema abordado este ano, que é a “Violência contra a mulher”, com a análise e a defesa das propostas, com a priorização de sete, feita por quem desde o início do ano, participou de oficinas, palestras e debateu a realidade de cada localidade. O interesse dos jovens estudantes foi tanto, que a Plenária Municipal realizada no dia 14 de julho precisou ser dividida em duas etapas. Diante de tantas ideias, foi difícil chegar a um consenso para os três subtemas – violência doméstica e familiar; violência nos espaços institucionais de poder; e violência e assédio sexual. O alto nível da discussão, surpreendeu o presidente da Escola do Legislativo, o vereador e secretário da Mesa Diretora Maycon Machado.

Após esta etapa regional, as melhores propostas serão levadas no dia 15 de agosto para Três Corações, onde serão votadas, compondo o documento que cada polo defenderá na etapa estadual do projeto, em setembro próximo, na Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) em Belo Horizonte.

Orgulhoso com o resultado de mais uma Plenária, Maycon Machado (foto), enfatiza seu carinho com este projeto. “Tenho certeza que esses jovens não são apenas o futuro, mas já são a realidade de nosso país, pois se interessam pela política como mecanismo fundamental para a busca de uma sociedade mais justa e democrática. Fico muito honrado em viver e daqui a alguns anos poder contar essa linda história que se chama Parlamento Jovem”, relatou Maycon.

O Parlamento Jovem em 2018 está sendo composto de estudantes do ensino médio das escolas estaduais Jacy Junqueira Gazola, Professora Marieta Castro, Presidente Tancredo Neves, Deputado Teodósio Bandeira, Monsenhor João Batista da Silveira e das particulares Coração de Jesus-Objetivo, Colégio Novo Milênio-Cootec, Prósperi, Travessia e Fateps (Unis).

O PJ Minas é um projeto de formação política e cidadã de estudantes dos ensinos médio e superior, feito pela Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) em parceria com a PUC Minas e câmaras municipais.

COMPARTILHAR

Comentários